Casa onde nasceu Carmen Miranda. (Concelho do Marco de Canaveses)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carmen Miranda, nascida a 9 de Fevereiro de 1909 recebeu o nome de Maria do Carmo Miranda da Cunha quando foi baptizada no local onde nasceu, a freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada, concelho de Marco de Canaveses, em Portugal. Era a segunda filha do barbeiro José Maria Pinto Cunha (1887-1938) e de Maria Emília Miranda (1886-1971). Ganhou o apelido de Carmen já no Brasil, graças ao gosto que seu pai tinha por óperas.
Pouco depois de seu nascimento, seu pai, José Maria, emigrou para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro. Em 1910, sua mãe, Maria Emília seguiu o marido, acompanhada da filha mais velha, Olinda, e de Carmen, que tinha menos de um ano de idade. Carmen infelizmente nunca voltou à sua terra natal, o que não impediu que a câmara do concelho de Marco de Canaveses desse seu nome ao museu municipal.
 
A casa onde Carmen Miranda nasceu não desapareceu, pelo menos totalmente. Foi reformada, modificada e ampliada com mais um piso, conforme podemos observar em baixo na imagem da direita e conserva ainda no seu interior a primeira cama da cantora. A imagem da esquerda (preto e branco) mostra a casa de Carmen Miranda tal como era originalmente em 1909, quando a cantora nasceu.

2 comentários

Enviar um comentário