O Cinema Águia D'Ouro. (Cidade do Porto)

sábado, 9 de janeiro de 2010

O Café Águia D'ouro abriu as suas portas no primeiro mês de 1839, por lá passaram algumas figuras ilustres portuguesas como Camilo Castelo Branco e Antero de Quental .No Teatro com entrada lateral ao café também passaram inúmeros artistas. Em 1908 esta casa, alarga-se ao sector do cinema. A novidade era o "cronomegaphone", considerado "o mais moderno aperfeiçoamento do cinematógrafo falante", não sendo cinema sonoro, já que este só apareceu 20 anos mais tarde. Ainda em Agosto de 1907, chegara a estrear o "Cynematographo Edison" sendo o espectáculo dividido em três partes e visto com um só bilhete, os preços para a altura eram bastante económicos; cadeiras 100 réis e galerias a 50 réis Em 15 de Setembro de 1930 viria a inaugurar-se o cinema sonoro com o filme "All That Jazz" com Al Joson. O Águia seria então uma das melhores salas de cinema do Porto.
Em 7 de Fevereiro de 1931 foi reaberto após obras de remodelação, tendo ficado com uma nova fachada, a actual e sustentando no seu pórtico o símbolo do seu nome, uma Águia de Ouro.
Em
1989, já com o café fechado e a ausência dos espectadores às salas de cinema, o Águia viu-se forçado a encerrar as portas, tendo sido comprado pela empresa Solverde com o objectivo de abrir um Bingo, tal como aconteceu ao Olympia, na Rua Passos Manuel. Tendo sido reprovado tal projecto por parte da Câmara. O espaço ficou ao abandono e com o passar do tempo tornou-se uma ruína em elevado estado de degradação. Em Agosto de 2006 a Solverde põem o imóvel à venda por três milhões de euros. 
Dos tempos áureos da sétima arte resta apenas a fachada preservada. Vinte anos após o encerramento, o antigo cinema Águia D´Ouro reabriu novamente as portas à cidade, agora como hotel.

Praça da Batalha, vendo-se o então o cinema ÁGUIA D`OURO e o HIGH-LIFE, onde mais tarde veio a ser edificado o cinema Batalha.
Clique na imagem para a ampliar.
« Egreja e Rua de Santo Ildefonso» num BPI de 1920, na imagem de baixo. Vemos o Cinema quando o mesmo ainda era um Teatro
Praça de Táxis, frente à escadaria da igreja de Santo Ildefonso, c.1920
Carnaval de 1905 - Edifício do Clube Fenianos e Teatro Águia d' Ouro
Fotografia dos anos 70 (em baixo)
Em baixo outra fotografia do cinema, obtida em 1968, que engloba também a igreja de Santo Ildefonso


Imagens:
- BPI (digitalização)
- AHCMP
- Óscar Coelho da Silva

0 comments

Enviar um comentário