A "Antiga Marginal" Freixo-Ribeira, o "Caminho da Aguada". (Porto)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O "Caminho da Aguada". Clique para visualizar melhor
Quem actualmente circula na estrada marginal entre a rotunda do Freixo e a Ribeira do Porto dificilmente pensará que num passado não muito remoto, essa bela estrada de asfalto que permite um tráfego diário intenso de todo o tipo de veículos, não era mais que o caminho de terra que podemos observar nas imagens. Vemos, na esquerda da imagem (BPI), o local onde passa a estrada marginal, vinda do Freixo. Obviamente que a mesma não existia, mas existia no seu lugar, o antiquíssimo "Caminho da Aguada". 
A Calçada da Corticeira, e zona das Fontainhas, vistas de Vila Nova de Gaia, por volta de 1860. Onde passa a actual estrada marginal (junto ao rio) era então o Caminho da Aguada Calótipo com autoria atribuída a Frederick William Flower
Porto - Guindais e Corticeira. Cliché Fotográfico, Dimensão 11x8cm.Arquivo Théodore L'Huillier, 1905-1907
O "Caminho da Aguada", próximo da Quinta da China, antes da abertura da estrada marginal
O "Caminho da Aguada", visto de Vila Nova de Gaia
Na imagem de baixo: A Ponte Luís I, numa vista de Montante, com as margens de Gaia e do Porto, que ainda não possuía a marginal. Vemos no seu lugar apenas um caminho, que se denominava por "Caminho da Aguada". Acredita-se que tal nome deriva do facto da escarpa ser muito fértil em nascentes e no tempo de chuva, nomeadamente no Inverno, formarem-se autenticas cascatas, neste local.
Clique nas imagens para as ampliar
O "Caminho da Aguada", diferentes ângulos 
Fonte parcial de imagens:
- Repositório Temático da Universidade do Porto.
- Frederick William Flower

1 comment

Gato das Botas disse...

Excelente "blog".
Os meus parabéns, e agradecimentos ao autor.

23 de fevereiro de 2020 às 14:30

Enviar um comentário