O Urinol da Rua de Contumil. (Cidade do Porto)

terça-feira, 30 de março de 2010

Imagens de grande dimensão, clique para as ampliar
Na fotografia de cima vemos o Largo da Cruz visto do céu, a rua mais larga é a rua de Costa Cabral e a que parte desta em direcção ao canto superior esquerdo da imagem é a rua de Contumil, no início desta última situou-se até muito recentemente o Urinol Público, na parede da casa que na imagem podemos identificar como estando completamente em ruínas (sem telhado).
O Urinol Público da rua de Contumil, situado mesmo a saída do largo da Cruz, não possuia a beleza de muitos outros antigos urinóis da Invicta. Como todos sabemos um urinol não é mais que um lugar ou sítio público onde as pessoas podem urinar, um mictório, isto não impedia no entanto que alguns deles não fossem de grande beleza estética. Este era simplesmente "simples e funcional".
Não possuindo Bibliografia credível sobre o mesmo, penso no entanto não errar gravemente se disser que é originário dos finais do século XIX inícios do século XX... mas é uma opinião pessoal sem nada que a apoie.
Antigo urinol 

Ficam no entanto aqui imagens que acompanharam gerações e que actualmente desapareceram, pois a casa ao qual o urinol estava acopolado foi derrubada recentemente, o que causou o seu óbvio desaparecimento.

0 comments

Enviar um comentário