Farolim das Sobreiras, Farol Medieval, Farol dos Três Bicos ou Farol das Três Orelhas. (Cidade do Porto)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Localizava-se na encosta das Sobreiras, na freguesia de Lordelo do Ouro, Cidade do Porto e era o farolim posterior do enfiamento da entrada da Barra do Rio Douro, e encontrava-se a 562 metros do Farolim da Cantareira, direcção ENE (078,7º).

Conheci ainda a estrutura original deste farol que me foi mostrada em criança pela minha mãe. As designações de Farol das Três Orelhas ou Farol dos Três Bicos deve-se à configuração da primitiva torre/parede que lhe estava por detrás, um muro de alvenaria de granito, de construção medieval, rematado por três ameias, à semelhança de uma estrutura defensiva.
Em 1993/1994 foi deslocado 15 metros do seu local, para a construção do edifício sede da ANJE, tendo lamentavelmente sido substituída a torre de alvenaria, por uma parede em betão (quem teria sido o "iluminado" a ter semelhante ideia e quem teria permitido acto tão errado?) apoiada numa estrutura em metal.

Tentei saber do paradeiro da antiga marca (torre) ameada, conhecida por "3 orelhas", em finais da década de 90 na própria sede da ANJE, onde a minha pergunta por algum motivo se mostrou algo inquietante... Seriam verdade os rumores de protestos que várias entidades, ao que ouvi inclusive até uma escola local fizeram na tentativa de impedir remover a marca medieval e cujo efeito se mostrou nulo?
-Uma informação de um habitante local, foi de que as pedras teriam sido desmontadas e "guardadas" numa "pilha" ao ar livre num terreno perto da Biblioteca da Invicta, após o qual, sumiram misteriosamente... Atitude no mínimo irresponsável, para com uma estrutura Histórica...
-Qual a verdade afinal?
Farolim de Sobreiras
 Ainda existe, estando junto ao Farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira
A imagem de baixo, que recebemos em 27/12/2012, foi gentilmente enviada pelo sr. Hugo Martins e tem a particularidade de mostrar, se bem que parcialmente, a demolida torre ameada conhecida por "3 orelhas".
Aditamento efectuado em 01-11-2015:
Imagem do Arquivo Municipal do Porto que mostra as "Torres de Lordelo" ou "Torres da Pasteleira" em construção, entre 1963 e 1967.
Vendo-se as Sobreiras, onde é identificável "As Três Orelhas" (antigo Farolim de Sobreiras), o Calem, onde desagua a Ribeira da Granja, a Rua das Condominhas, o Bairro Operário ou "Bairro Velho", a Manutenção Militar, o local das antigas piscinas do Fluvial, entre vários outros pormenores...
Repare-se no centro inferior do cliché. Aquela pequena torre "branca" no meio dos pinheiros é a desaparecida construção em alvenaria de granito, vulgarmente chamada por "3 Orelhas" ou "3 Bicos". Clique para ampliar. Imagem in AMP
Neste segundo cliché, a marca aparece no canto inferior esquerdo da imagem

5 comentários

RUI XARUTO disse...

Lembro-me bem dessa marca, dos três bicos. Não tenho a menor dúvida que, a troco de dinheiro, alguém ficou com as pedras originais. Não falta quem pague bem por estas relíquias e poderão inclusive estar bem longe de Portugal. Tal como aconteceu com pelo menos um dos canhões do Jardim do Calem, que nunca mais voltou ao local após a remodelação do mesmo.

7 de novembro de 2016 às 23:33

Gostaria de falar com o Senhor Hugo Martins. O meu tel 918 349 272. Abraço.

22 de outubro de 2018 às 20:35

Gostaria de falar com o Senhor Hugo Martins sobre a fotografia que ele cedeu para este blog. Obrigado.

24 de outubro de 2018 às 12:59

Bem, na falta de resposta, vou usar a imagem do senhor Hugo Martins numa publicação. Cumprimentos.

29 de outubro de 2018 às 17:48
Administrador disse...

Sr. Joaquim Pinto da Silva, a imagem cedida pelo sr. Hugo Martins em 2012, a este espaço, é propriedade do mesmo. Não compete a este blogue decidir se a pode usar ou não. Como a fotografia ainda não possui idade para cair no domínio publico, deverá contactar o autor da mesma e obter uma resposta/autorização. Caso contrário poderá incorrer numa infracção, da qual nos demitimos por completo. Obrigado

8 de novembro de 2018 às 15:16

Enviar um comentário