Escola Comercial Raúl Doria. (Cidade do Porto)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"A venda e recente demolição do antigo Palacete das Lousas na Rua de Gonçalo Cristóvão, sacrificado, como tantos outros edifícios, ao progresso da cidade - velha pecha de que, infelizmente, o Porto não é a única cidade a sofrer - veio relembrar a esquecida Escola Raul Dória e o seu ainda mais esquecido Fundador, para com quem esta cidade contraiu enorme dívida, ainda em aberto..."

A.  Á L V A R O   D Ó R I A
Palacete das Lousas, sede da Escola Comercial Raul Dória
Escola Comercial Raul Dória - Três vistas frontais e duas laterais do extinto "Palacete das Lousas".
Palacete das Lousas
Horto Municipal e o Palacete das Lousas, c.1903
Escola Comercial Raul Dória foi fundada em 1902 e posteriormente instalou-se num casarão rodeado de um belo jardim, situado na rua Gonçalo Cristóvão em 9 de Outubro de 1907, nos números 189 e 191, em terreno onde mais tarde foi construído o edifício-sede do Jornal de Notícias. Por o seu último andar ser coberto de placas de ardósia, era conhecido como «Palacete das Lousas». Foi demolido na década de 60 do século XX.
Raul Dória

Imagens: 
- AHMP

3 comentários

António Amaral disse...

O busto em bronze de Raúl Dória que se encontrava no jardim da Escola, foi colocado após a demolição no largo Tito Fontes, a pouca distância da Escola. Posteriormente foi roubado, não sei se foi recuperado ou se conseguiram encontrar a cópia em gesso. Vândalos que fizeram o mesmo à "Anja" de José Rodrigues que estava perto da torre dos Clérigos...

3 de fevereiro de 2022 às 09:45
Mário Fleming disse...

Andamos em maré de discutir estátuas no burgo. Um grupo de ditos "intelectuais" da nossa praça falam, aprovam e desaprovam a estátua de Camilo, na praça Amor de Perdição artista Francisco Simões. Porém não vejo alguma pessoa que seja a pronunciar-se sobre o busto que foi roubado do seu pedestal no largo dr. Tito Fontes (ao lado do edifício do Jornal de Notícias). Trata-se do busto de Raúl Dória (1878-1922) que foi o pioneiro criador da escola de Contabilidade e Escrituração Comercial, que preparou centenas e estudantes para o trabalho comercial e que funcionou no "Palácio das Lousas" ali na actual rua Gonçalo Cristóvão. O busto foi roubado há vários anos e ficou apenas o pedestal. Até quando? Quero ver o grupo destes "intelectuais" a lutar como mesmo afinco para que este busto seja reposto. AGUARDEMOS.

28 de setembro de 2023 às 15:19

Enviar um comentário