Fábrica do Cavaquinho. (Vila Nova de Gaia)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010


As Fábricas do Cavaquinho têm merecido grande atenção por parte dos estudiosos sendo aceite que se trata de duas unidades, a mais antiga dedicada ao fabrico de faiança e uma segunda, mais moderna, que iniciou e desenvolveu o fabrico da louça de pó de pedra em Portugal, à moda Inglesa. A sua história está porém indissociávelmente ligada embora apareçam peças de faiança com marcas bem distintas das três fábricas: Fábrica do Cavaco, do Monte Cavaco e do Cavaquinho todas em Vila Nova de Gaia e com os mesmos proprietários.

A primeira fábrica foi estabelecida na Quinta de Valle de Amores, em 1768, vulgarmente conhecida do Cavaquinho. A existência desta fábrica tem sido ofuscada pela vizinha criação de uma outra, tendo-se a primeira diluido temporáriamente na segunda que teve maior visibilidade histórica. Esta mereceu aprovação Real de Sua Majestade dada a perfeição da sua louça e exportou bastante para o Brasil, tendo o seu período áureo entre 1793 e 1808.
 
Contudo, a concorrência inglesa e as invasões Francesas, penalizaram-na obrigando-a praticamente paralisar depois de 1808, reabrindo em 1817.
 
Em 1826 vendem apenas para o país o que limitava esta indústria que tentava reorganizar a produção.
Entra na década de trinta mais uma vez em crise e encerra, passando a albergar nas suas instalações outras indústrias.

0 comments

Enviar um comentário