Sanatório de Valongo. (Valongo)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Sanatório de Valongo, antigamente conhecido como Sanatório de Mont'Alto, situa-se na Serra de Santa Justa.

Clique nas imagens para as ampliar

Sanatório de Valongo e zona envolvente
Sanatório de Valongo - Vista geral do edifício
Localizado num lugar, ainda nos dias de hôje um pouco ermo e de ar saudável, tendo em conta que fica ao lado de zonas densamente urbanizadas como Porto e Valongo este colossal edifício contava ainda com outros em anexo, como a igreja, localizada à sua direita na fotografia, ou o edificio das antigas lavandarias e o da escola.
Foi graças ao esforço desenvolvido pela Liga Portuguesa de Profilaxia Social, e através da Assistência aos Tuberculosos do Norte de Portugal, que o sanatório pôde ser construído.
Dos muitos Hospitais construídos durante o Estado Novo, este foi projectado pelo arquitecto e engenheiro Júlio José de Brito. As suas obras de construção arrastaram-se entre 1932 e 1958. Sabe-se que, a determinado tempo, terá tido 300 doentes internados. Estava em perfeito estado quando foi criminosamente abandonado quando da "revolução dos cravos de 1974". Foi brutalmente vandalizado e impediosamente roubado e pilhado por matilhas de individuos, na altura auto-proclamados "progressistas de esquerda", nada foi feito para impedir tais actos criminosos naquela época conturbada. Mantém-se abandonado e a degradar-se desde então.

Imagens:
- Bing Maps 3D

0 comments

Enviar um comentário