Avenida Marechal Carmona. (Vila Nova de Gaia)

domingo, 16 de janeiro de 2011

Clique nas imagens para as ampliar
 Avenida Marechal Carmona, actual Avenida da República em 1934
Duas variantes de um mesmo cliché
A Avenida Marechal Carmona, actual Avenida da República numa foto do ano de 1934, em Vila Nova de Gaia. O pelourinho, em primeiro plano na imagem, desapareceu deste local faz já muito tempo.
Antes circulava aqui o eléctrico, actualmente existe o metro de superfície e uma moderna estação bem perto.
A Câmara Municipal continua neste local, do lado esquerdo, mas foi posteriormente pintada de branco. Estamos aproximadamente no lugar onde foi edificado o "El Corte Inglés". O espaço onde hoje existe a dita estação do metro e a Avenida (artéria principal da cidade), é o mesmo onde antes existia apenas um pequeno carreiro.
Igreja de Mafamude
Nestas duas imagens, vemos a igreja de Mafamude (ao fundo) uma resistente que ainda continua no mesmo lugar, mas escondida pelo grande centro comercial e quase sufocada pela proximidade da Via de Cintura Interna de Gaia.
Igreja de Mafamude
Vista da igreja de Mafamude e das quintas que a rodeavam nas primeiras décadas do séc. XX, num cliché obtido do cruzamento da actual Avenida da Republica com a Rua João de Deus. Neste terreno estendem-se actualmente a rua de Joaquim Nicolau de Almeida, a rua de S. Gonçalo, a rua 14 de Outubro e parte da VCI.

Fonte parcial:
B.P.M.V.N.G.
Imagens:
- Autores desconhecidos

0 comments

Enviar um comentário