Visita do Rei D. Manuel II ao Porto, em 1908.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Em 8 de Novembro de 1908, o rei D. Manuel II chegou à cidade do Porto para uma visita oficial, aqui visitou diversas instituições como, a Câmara Municipal,  a Associação Comercial do Porto, o Hospital de Santo António, a Feitoria Inglesa, o Clube Portuense, ou o Palácio da Relação, entre outras. Na sua viagem pelo norte do país visitou ainda as localidades de Matosinhos, Espinho, Vila da Feira, Aveiro, Braga, Coimbra, Santo Tirso, Guimarães, Barcelos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo. Na comitiva vinha o repórter da Ilustração Portuguesa Joshua Benoliel que abundantemente registou os mais diversos momentos da visita, os quais foram publicados em vários números daquela revista.
Campanhã em 1900 - Phot.ª Guedes
 D. Manuel II chega ao Porto. 1908
Na imagem de cima, a chegada de sua majestade à estação de Campanhã e na imagem abaixo vemos a rua dos Clérigos engalanada para receber o rei.
Rua dos Clérigos, durante a visita de D. Manuel II ao Porto, em 1908
Na imagem de baixo, vemos D. Manuel II desfilando por uma rua do Porto, durante a sua visita ao norte do país.
A Carruagem Real na Praça de D. Pedro, durante a visita de D. Manuel II ao Porto, ocorrida em 1908
Visita de D. Manuel II ao Porto, em 1908 
Chegada à Igreja da Lapa, onde está guardado o coração que D. Pedro doou ao Porto
Na direita do cliché são ainda visíveis, os edifícios do antigo Colégio e da Capela (ou antiga Igreja) da Lapa, já por nós aqui abordados numa publicação e  actualmente removidos
Recepção ao rei D. Manuel II. Um grupo de pessoas esperando em frente a um edifício com a bandeira da Associação Comercial do Porto, com as bandeiras do Reino de Portugal e da República Federal do Brasil.
O Rei D. Manuel II, em 1909, sendo aclamado pelo Povo à janela do Palácio das Carrancas, actual Museu Soares dos Reis.

Imagens:
- Phot.ª Guedes
- Joshua Benoliel
- Ilustração Portuguesa
- DGEMN

0 comments

Enviar um comentário