Antigo Convento de Santa Apolónia. (Cidade de Lisboa)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Clique nas imagens para as ampliar
Na rua dos Caminhos de ferro, Estação de Santa Apolónia, na Freguesia de Santa Engrácia existiu um recolhimento fundado em finais do Século XVII por D. Isabel da Madre de Deus protegida dos duques de Bragança: D. João IV e D. Luísa de Gusmão. Mais tarde, já em 1718, o recolhimento foi transformado em convento por determinação do Papa Clemente XI, permanecendo assim até 1833, data em que as religiosas foram transferidas para os conventos de Santa Ana e de Santa Mónica.
Extinta a casa conventual, as dependências serviram de residência para os alunos da Real Casa Pia e para o estabelecimento de um colégio do Arsenal do Exército.
Em 1852, o antigo convento de Santa Apolónia é adquirido pela Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro, sendo actualmente a Estação de Caminhos de ferro de Santa Apolónia.
Estação de Santa Apolónia - AML

Bibliografia:
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, p. 839.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, 1.ª ed., Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975, pp.191-192.

3 comentários

João Tolentino disse...

O antigo convento foi na verdade a primeira estação de Santa Apolónia, no entanto nada tem a ver com a actual estação que foi construída de raiz e num local diferente do antigo convento.

5 de fevereiro de 2022 às 19:48
Rosa Machado disse...

Bom dia,
A Estação de Santa Apolónia está construída no local do Regimento de Cavalaria do Cais , e não do Convento de Santa Apolónia, que ficava em frente ao Palácio Pancas Palha (Calçada dos Barbadinhos). Vejo este erro com tanta frequência, e quem não sabe, acredita!!! No antigo Convento, funcionou, sim, uma estação provisória, de onde partiu o 1º comboio, para o Carregado, ainda não existia a actual estação. Agradecia imenso a correcção do texto.
Att,
Rosa Machado

9 de fevereiro de 2022 às 11:59
Rosa Machado disse...

O texto diz que "...o antigo convento é actualmente a estação de Santa Apolónia..." . É isso que não acho correcto.

14 de fevereiro de 2022 às 11:33

Enviar um comentário