A «Nau Portugal»

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Nau Portugal no estaleiro.
Clique nas imagens para as ampliar
A Nau Portugal foi construída nos estaleiros da Gafanha da Nazaré, segundo uma ideia do jornalista Leitão de Barros, para integrar a exposição do "Mundo Português de 1940".
Possuindo um comprimento de 42.2 metros, quando foi lançada às águas, em 07 de Junho de 1940, sucedeu o que algumas pessoas (que desconfiavam da sua eventual navegabilidade) previam... tombou lateralmente nas águas.
Apesar de todas as dificuldades, foi levada para Lisboa onde se tornou num item importante da referida exposição.
 A Nau Portugal em Belém, Lisboa, no ano de 1940. Cliché da Fotografia Beleza
Grupo de senhoras junto da "Nau Portugal", c.1940. Cliché original, de autor desconhecido, remetido por leitor e colorido posteriormente por este blogue
O fim desta embarcação não seria dos mais dignos ou recomendáveis. Após a exposição do "Mundo Português de 1940", a Nau Portugal foi vendida à Companhia Colonial de Navegação, que em 1942 a transformou num básico e feio batelão costeiro, o qual foi chamado de «Nazaré». Esse batelão seria por sua vez vendido e desmantelado em Xabregas em 1952.
Nazaré...uma barcaça que já foi a Nau Portugal
Imagens:
- Beleza
- Mário Novais
- Autor desconhecido

2 comentários

Paulo disse...

Enfim! Como dizia alguém a propósito da destruição do Algarve tradicional : " sendo o que somos não poderia ter sido de outra maneira ".
Li que no final do sec XIX havia quem propusesse a FUNDIÇÃO da Custódia de Belém para ajudar ao pagamento da dívida! Achavam o quê, que FUNDIDA valia mais ou era melhor para o transporte? Santa paciência|

23 de abril de 2018 às 20:23
Unknown disse...

Triste desfecho, pena se destruir belo navio.

5 de julho de 2020 às 20:27

Enviar um comentário