Joseph James Forrester (Barão de Forrester)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Joseph James Forrester. (1809-1861)

Joseph James Forrester nasceu em Kingston upon Hull, Inglaterra, em 27 de Maio de 1809.
Foi um empresário inglês radicado em Portugal. James Forrester foi o primeiro Barão de Forrester, título que lhe foi concedido por D. Fernando II, em 1855, na condição de regente durante a menoridade de D. Pedro V.
Em 1831 Joseph juntou-se à empresa vinícola de um tio seu no Porto, e iniciou uma reforma no comércio de vinhos. Na sua obra de 1844, Uma palavra ou duas sobre o vinho do Porto, declarou guerra aos que adulteravam o vinho. Também estudou o oídio da vinha causado pelo Oidium tuckeri, desenhou notáveis mapas do vale do Douro (Mapa do Rio Douro). Por este trabalho, foi-lhe concedido o título de Barão, por D. Fernando II, em 1855, regente durante a menoridade de D. Pedro V.1
Pintou várias aguarelas, e foi autor de O Douro Português e País Adjacente (1848) e de Prize Essay on Portugal and its Capabilities (1859), pela qual recebeu uma medalha de ouro.
«Peasants of the Alto Douro» 1856 , Joseph James Forrester 
Joseph James Forrester foi um precursor no desenvolvimento de estudos científicos sobre viticultura, cartografia e fotografia, sendo assim um dos pioneiros em Portugal na arte fotográfica.
 O Porto na objectiva de Joseph James Forrester
Joseph James Forrester viria a falecer por afogamento nas águas do Douro, no Cachão da Valeira, em São João da Pesqueira, a 12 de Maio de 1861. Provavelmente foi arrastado para o fundo por causa do cinto com dinheiro que levava consigo. Nunca encontraram o seu corpo.

Imagens: 
Joseph James Forrester
Fontes:
- Museu do Douro
- BNP

0 comments

Enviar um comentário