Ponte de Cabaços. (Reriz/Castro Daire)

terça-feira, 17 de junho de 2014

Reriz é uma freguesia do Concelho de Castro Daire, no Distrito de Viseu. Sobre as águas do Rio Paiva, que por ali passa, existem algumas pontes. Uma delas, é o que resta, da Ponte de Cabaços.
Construída em alvenaria de granito, de tabuleiro horizontal, apoiado em arcos e com um perfil medieval idêntico a muitas outras do género, como a ponte medieval de Canaveses, ou a ponte de Cavez, a ponte da Cabaços, foi definitivamente destruída por uma cheia, em meados dos anos 60 do séc XX.

Imagem:
- Autor desconhecido

1 comment

Unknown disse...

Boa tarde,
Peço desculpa pela intromissão, mas sendo esta ponte do sec XIX é correcto dizer que tem perfil medieval? Gosto muito do seu blog e vejo que faz bastante pesquisa , mas neste caso penso que falta alguma informação. Caso tenha interesse em aprofundar esta questão, existe um grande historiador quer se Chama Abílio Pereira de Carvalho que tem também um blog "Trilhos Serranos", que seria, sem dúvida, uma melhor fonte no que diz respeito à Ponte de Cabaços. Novamente peço desculpa pela intromissão, mas é porque gosto muito do seu blog que faço este reparo. Cátia Silva

9 de setembro de 2020 às 10:11

Enviar um comentário