Colégio Nossa Senhora da Estrela. (Porto)

sábado, 14 de novembro de 2015

O Colégio Nossa Senhora da Estrela, não desapareceu propriamente dito, mas mudou de nome por diversas vezes e foi muito alterado e ampliado, ao longo de muitas décadas.
 Colégio Nossa Senhora da Estrela, Colégio João de Deus, Escola Augusto Gil
Com entradas pela Rua de Santa Catarina n.º 788 e pela Rua da Alegria n. º 200, o colégio era feminino e funcionava em regimes de internato, semi-internato e externato, desde o séc. XIX.

Elogios na imprensa da época:
    (…) em logar salubre, e instalado em edifício amplo hygienico, com uma direcção intelligente e maternal, e um corpo docente escolhido e competentíssimo, observando-se com escrúpulos todos os ensinamentos moraes, este colégio cujo conceito está feito, deve proferido para os que desejarem que as suas filhas tenham uma educação esmerada.” 
- In Jornal A Pátria, 09 de Novembro de 1917

Colégio Nossa Senhora da Estrela. Imagem in; Espólio da Escola E.B. 2,3 Augusto Gil
Grupo de alunas do Colégio Nossa Senhora da Estrela
Em 1928, o Colégio Nossa Senhora da Estrela, seria convertido num colégio masculino, que seria denominado por Colégio João de Deus, transformando-se novamente, anos mais tarde, em 1973, na Escola Preparatória Augusto Gil e posteriormente na Escola E.B. 2,3 Augusto Gil.

1 comment

tecas disse...

Em 3/3/913, no Porto, minha bisavó escreveu um postal ilustrado onde mencionava que os filhos (rapazes) se encontravam internados no "Collegio da Estrella". Uma vez que nesta data o colégio era dedicado às meninas, presumo que haveria um outro Collegio Estrella no Porto ou terras próximas. Será possível deslindar? Grata, Teresa Coimbra

11 de junho de 2020 às 21:49

Enviar um comentário