Hospital de Rocamador ou de D. Lopo de Almeida

sábado, 23 de julho de 2022

Na época de D. Sancho I foi edificado no Porto, uma albergaria (designação da época para os hospitais), com o objectivo de prestar assistência humanitária a pessoas doentes e enfraquecidas. Quando em 1518 a Rua das Flores foi inaugurada, já esta albergaria (hospital), era extremamente importante, de tal forma que, em 1521, D. Manuel I anexou-o à Santa Casa da Misericórdia do Porto. A designação do hospital variou ao longo dos tempos. Começou por ser de Santa Maria do Rochedo, mais tarde de Rocamador. Em finais do séc. XVI, acabou por adoptar o nome de D. Lopo, pelos avultados bens que o clérigo Lopo de Almeida legou à instituição quando faleceu em 1584. Tais verbas permitiram a reconstrução e alargamento do antigo Rocamador, construindo-se uma nova ala com frente para a rua das Flores.
Claustro do antigo Hospital de D. Lopo, nas traseiras da casa com o n.º 171 da rua das Flores, c.1937 Cliché de Guilherme Bonfim Barreiros in AHMP

Esses melhoramentos todos originaram uma mudança no nome do hospital, passando a ser denominado por Hospital de D. Lopo em homenagem ao seu benfeitor. Apesar do seu sucesso, o crescimento da população iria torná-lo insuficiente. A primeira pedra do Hospital de Santo António (seu substituto), seria lançada em 1770, recebendo os primeiros doentes apenas 25 anos depois, muito antes de estar concluído. 

Edifício na Rua dos Caldeireiros com frente para o Largo dos Lóios, Porto, circa 1960.   A entrada principal em arco, permitia o acesso ao pátio do antigo Hospital D. Lopo de Almeida

Do antigo Hospital de D. Lopo, já só restam vestígios. Aparentemente só se identifica o velho claustro, as celas para os doentes mentais e a entrada da capela, próximo ao edifício (traseiras), com o nº 171 da Rua das Flores.

Fontes parciais:
- AHMP
- Porto XXI 

0 comments

Enviar um comentário