Ramal da Alfândega ou "Comboio da Batata". (Cidade do Porto)

sábado, 9 de outubro de 2010

Clique na imagem para a ampliar e veja o trajecto do antigo Ramal da Alfândega
Ramal da Alfândega. Túnel por baixo do Bairro de S. Nicolau, junto à Aguada, nas Fontainhas
Ramal da Alfândega, vendo-se a Ponte Maria Pia
O ramal, que ligava a zona ribeirinha à estação de Campanhã  e servia para transporte de mercadorias, está desactivado. Foi oficialmente encerrado em 1989. Desde então, permanece sem utilidade, apesar de algumas ideias lançadas ocasionalmente para a reutilização que nunca se concretizaram.

A antiga estação da Alfândega, na imagem de baixo, nos seus tempos áureos
Uma imagem cedida pela nossa utilizadora, a menina Carla Ramos a quem desde já agradecemos.
Os carris sobrevivem à passagem do tempo e aos avanços da vegetação, num momento em que um grupo de cinco cidadãos se une por um objectivo comum rentabilizar o ramal ferroviário esquecido, colocando-o ao serviço do Porto, seja por comboio, por eléctrico ou pelo metro. E assim nasceu o Grupo de Apoio à Reabilitação do Ramal da Alfândega (GARRA).

"Gostamos do transporte público e do transporte ferroviário e entendemos que é um desperdício que nada se faça com este ramal. A nossa função, enquanto grupo de acção, é mobilizar pessoas e entidades para que tomem decisões", no sentido da revitalização daquela ligação, notou Emídio Gardé, um dos membros do GARRA, ao andar entre os carris ladeados por vegetação, folhas de jornal e plásticos.
A entrada do Túnel (agora tapada) no local onde actualmente é o parque de estacionamento da Alfândega


Comboio a vapor
Entre o abandono visível da linha sobram marcas do passado. Ainda resiste o sinal da antiga passagem de nível, alertando o peão com a conhecida frase "Pare, escute e olhe", e parte do pontão que sobrevoava a Rua do Freixo.
Apesar destes anos de desactivação, o grupo acredita que é possível reaproveitar o canal e os três túneis entre Campanhã e Alfândega para criar uma ligação urbana de passageiros. E propõem três soluções (ler Nos carris). "O que faria mais sentido seria a solução ferroviária um comboio urbano entre a Alfândega, Campanhã e Leixões", sublinhou Emídio Gardé, lembrando que já existe material ferroviário adaptável à linha. Por uma questão de economia, considera que poderia não ser rentável recuperar a linha e comprar material circulante só para fazer 4,5 quilómetro entre as estações de Campanhã e da Alfândega.
Dada a curta distância, não exigiria a duplicação da linha. Poderia instalar-se um vaivém compatível com uma utilização turística, por exemplo, aos fins-de-semana, usando o comboio a vapor. A vista para o rio Douro desde o Freixo até à Alfândega convida ao passeio e seria uma extensão natural da viagem de Campanhã até à Régua. O metro e o eléctrico moderno são as outras duas hipóteses.
A mesma entrada do túnel vista na fotografia de cima, mas com as vedações externas, que impedem o acesso de pessoas


Imagens:
- Autores desconhecidos
- CMP

2 comentários

SudEx disse...

Finalmente percebo onde está(va) exactamente a boca do túnel!..

16 de junho de 2013 às 11:29
Unknown disse...

E porque nao transformar a linha numa pista ciclavel,utilizando basalto preto para imitar os carris,como fizeram aqui com a linha que levava ao porto fluvial.

3 de novembro de 2020 às 19:15

Enviar um comentário