Capela de Santo António. (Loriga)

sábado, 3 de março de 2012

Capela de Santo António
Segundo informação gentilmente cedida, a capela de Santo António situava-se no largo da “Carvalha”, actualmente denominado largo de Santo António, nome dado precisamente por ser o local onde se erguia a  capela. Este edifício era muito antigo, sabendo-se que a sua construção vinha já do século XVIII, conforme escritos existentes, datados de 1758, em que se faz referência a esta capela como “situada no cimo da vila”, dando a entender que, quando foi construída, o povoado de Loriga não existia para lá deste local.
Na década de 1880, a capela do Santo António, à semelhança da capela de Nossa Senhora do Carmo, passou a substituir a Igreja Matriz nos cultos religiosos por motivo desta ter ruído com um forte sismo que se fez sentir nesta região beirã.
A primeira Capela tinha alpendre e campanário, não tendo nada as ver com a capela que chegou aos nossos dias, precisamente até à sua demolição, ocorrida na década de 1970, aquando da modernização de todo aquele espaço envolvente. A construção de uma capela naquele local poderá estar relacionada com o facto de ter sido ali o antigo cemitério de Loriga. Depois da construção do novo e actual cemitério, nos últimos anos da década de 1890, e após total trasladação dos restos mortais, esta capela foi ficando em estado de degradação. Foi reedificada por altura do ano de 1920, sendo restituída ao culto em 1923. No entanto, em Junho de 1925 foi interdita pelo Prelado, interdição que durou até princípios de Maio de 1927. Nas últimas décadas da sua existência, foram poucas as actividades religiosas ali realizadas e, aos poucos, foi ficando degradada e mesmo abandonada. Já em projecto a respectiva demolição e com algumas obras a decorrer naquele local, esteve prestes a ruir completamente, pondo mesmo em perigo quem por ali passasse. Entretanto, a imagem de Santo António já há muito que tinha sido transferida para a Igreja Paroquial, onde hoje ainda se encontra. Foi ainda projectada a construção de uma nova capela num outro local, o que viria a gerar bastante polémica. Num local denominado de Fonte do Mouro, chegou mesmo a ser iniciada a respectiva construção, no entanto, pouco tempo depois, este projecto foi definitivamente posto de parte.

0 comments

Enviar um comentário