O "último Palácio" do Rei Garcia. (Castelo de Paiva)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Colocamos entre aspas parte do título pois este texto aborda um tema que não sabemos bem (e acreditamos que ninguém o sabe também) onde a lenda toca a realidade.
O Penedo de El-Rei Garcia, foi referenciado nas "Lendas e Tradições de Castelo de Paiva" de Adriano Strecht de Vasconcelos. 
O Penedo é formado por um aglomerado de enormes pedras, existentes no monte do Côto e oculta  gruta onde, segundo a tradição local esteve refugiado D. Garcia, Rei da Galiza, quando em guerra com seu irmão D. Afonso, filhos de D. Fernando de Castelo, pelos anos 1065 D.C.
Segundo a lenda, o rei Garcia posteriormente foi aprisionado ali (ou num local muito perto) embora o irmão lhe tenha permitido manter as vestes de monarca e outras regalias reservadas a nobreza.
Segundo soubemos existiu nesta zona um conjunto de enormes pedras (Dólmen? Menir?) a qual era chamada a "REGARCIA" (Rei Garcia?) onde a lenda afirmava ter sido o local exacto do último palácio do rei aprisionado. Pelo que soubemos também, esses enormes penedos que, a terem existido, acreditamos serem obra do neolítico, foram há várias décadas desfeitos  e levados por camiões para aproveitar a pedra na construção civil....
Esta lenda que tem várias versões, assenta nas reminicências das cruzadas e peregrinações que nos ligam de forma directa à Galiza.

0 comments

Enviar um comentário