Palácio dos Marqueses de Marialva. (Lisboa)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Clique nas imagens para as ampliar
O Palácio dos Marqueses de Marialva, que o célebre terramoto de 1755 em Lisboa destruiu, deixou no entanto vestígios que, as escavações feitas já em 1999 para a construção do parque de estacionamento subterrâneo situado no Largo de Camões, colocou a descoberto.
Segundo fonte do IPA-Ministério da Cultura, passamos a citar:
"Praticamente toda a actual Praça Luís de Camões abrange a área onde, no século XVII foi construído o Palácio do Marquês de Marialva. Este apresentava orientação E/W, sendo a fachada principal a que daria para o Largo das Duas Igrejas. Deste edifício somente se conhece uma planta, ao nível do r/c, pertencente ao projecto de remodelação e reconstrução, (subsequente ao terramoto de 1755) o qual, nunca chegou a ser implementado. Pela planta do Palácio até agora posta a descoberto, podemos inferir que a sinalização da referida planta de muros preexistentes não está correcta, sendo possível, mesmo não se encontrando a escavação concluída, rectificar o traçado original deste Palácio tal como ele seria na época de seiscentos. As várias informações documentais que possuímos acerca dos designados «Casebres do Loreto» podem, a partir de agora, ser entendido de melhor forma na medida em que é possível, desde já delinear tipos de ocupação deste espaço, funcionalidades e compartimentação inerente a essa nova realidade. Desta forma, o destino do Palácio foi bem distinto do que se previa logo após o Terramoto de 1755, altura em que o seu proprietário ainda solicitou o projecto de reconstrução do seu imóvel.
Foi até ao momento detectada a fachada Norte do Palácio, bem como a rua que, no século XVII, a contornava. O conhecimento da cota a que esta rua se encontrava em épocas anteriores ao Terramoto permite-nos calibrar os desníveis que actualmente existem e, consequentemente, reconstruir a planimetria desta parte da cidade na época de seiscentos" .

Na imagem de baixo, o parque de estacionamento automóvel a ser já construído, no exacto local onde se encontravam as ruínas do Palácio.

Fontes: 
IPA-Ministério da Cultura
SKYSCRAPERCITY
AFML
CML

0 comments

Enviar um comentário