sábado, 29 de dezembro de 2012

Avenida da Boavista e Praça Gonçalves Zarco, nos anos 50. (Porto)

Imagens de grande dimensão, clique para as ampliar
Dos arquivos da Fotografia Alvão, dois magníficos clichés, que nos permitem visualizar, numa perspectiva aérea, o aspecto que possuía nos inícios dos anos 50 do séc. XX a avenida da Boavista, na zona (aproximadamente) compreendida entre a conhecida avenida Marechal Gomes da Costa e a praça Gonçalves Zarco, mais conhecida por "rotunda do Castelo do Queijo". 
São visíveis inúmeros pormenores como (na imagem de cima) o campo de futebol do Foz, o monte das alminhas ou a antiga escola primária. A avenida da Boavista possuía árvores no seu separador central. 
O aglomerado de viaturas perceptível na fotografia de baixo, que enquadra a praça Gonçalves Zarco é facilmente explicável, tendo em conta que a mesma teria sido obtida durante a durante a realização do Grande Prémio de Portugal, em 1950. O Porto de Leixões e a praia de Matosinhos aparecem em ambas as imagens.

Capela ou "antiga Igreja" do Senhor do Bonfim. (Porto)

A capela ou antiga igreja do Senhor do Bonfim, com o aspecto que possuía por volta de 1862.
Clique nas imagens para as ampliar
No local actualmente ocupado pela igreja paroquial do Bonfimdedicada ao Senhor do Bonfim e da Boa - Morte, existia já uma capela desde 1786
A igreja que actualmente conhecemos foi construída por causa da inaptidão da sua antecessora, numa freguesia onde a população aumentava, tornando-se necessário construir uma igreja de maiores dimensões que respondesse ao número crescente de crentes.
 Capela do Senhor do Bonfim, vista do cemitério - Frederick William Flower
O mesmo cliché, obtido a partir do cemitério
Capela do Senhor do Bonfim c.1870 - Demolida

Pelo que apuramos a  capela que vemos nestas imagens seria já uma segunda capela, maior que a primitiva. A escadaria actual em granito teria sido construída entre 1805 e 1813, quando já existia esta mesma segunda capela. 
Gravura publicada no "Archivo Pittoresco" no ano de 1862
A capela ou "antiga igreja" visível nas imagens de cima, foi demolida e substituída pelo templo actual, começado a construir em 1874 e concluído em 1902.
A igreja «nova» do Bonfim (em baixo) numa imagem de 1910. 
As aparentes semelhanças com a sua antecessora, são ilusórias
Igreja do Bonfim, BPI


Imagens: 
- Casa Alvão
- Frederick William Flower
- Archivo Pittoresco
- Edições Alberto Ferreira
- AMP