Casa Inacabada de Vila Boa de Quires, ou "Obras do Fidalgo".

sábado, 1 de junho de 2013

Cliché da Phot.ª Guedes in AMP
Casa Inacabada de Vila Boa de Quires, Obras do Fidalgo, também conhecida como Casa dos Porto Carreira ou mesmo como Casa das obras.
Já falamos dela diversas vezes na nossa página do facebook, mas até à data não lhe dedicamos nenhuma publicação neste blogue... achamos que é um item, que, embora não desaparecido, é merecedor.
Pormenor da parte central da fachada. Imagem remetida por leitor
Situa-se no lugar do Pombal, em Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses, distrito do Porto.
Esta magnifica fachada, nunca concluída, foi mandada edificar por António de Vasconcelos de Carvalho e Menezes por volta de 1740/1760.
Este edifício é um importante exemplar da arquitectura barroca, sendo de destacar as paredes da fachada que são de uma espessura invulgar, a fachada em granito com grande profusão decorativa e porta muito trabalhada.
No contexto da arquitectura civil portuguesa do século XVIII, a Casa de Vila Boa de Quires mantém-se fiel a uma tradição planimétrica, que se pauta pela linearidade e organização em comprimento, ou seja, a denominada casa comprida.
A interrupção a que a obra foi sujeita permanece, ainda hoje, por explicar, muito embora a tradição impute a paragem dos trabalhos à morte do hipotético arquitecto espanhol, responsável pelo projecto.
Imagens:
- Phot.ª Guedes
- Imagem recebida por email

1 comment

Manu disse...

Estou na proximidade. Vou ver se encontro. É a terra do meu bisavô materno. Era dele a Casa de Freire

15 de outubro de 2022 às 11:18

Enviar um comentário