Capela de Santa Ana.(Lordelo, Vila Real)

sábado, 28 de setembro de 2013

Capela de Santa Ana (1892-2013)
O caso que aqui vamos expor, devemo-lo graças as informações cedidas por um estimado leitor, cujo nome , por ética omitimos e refere uma situação que a ser uma realidade, é deveras lamentável!!!
Em Vila Real, mais exactamente na Freguesia de Lordelo, foi este ano (2013) demolida uma capela (visível na imagem em cima) datada de 1812, isto para permitir o alargamento de 1 metro da via pública.
O mais estranho é que a dita capela cujo valor histórico é inquestionável e que poderia ter sido com facilidade desmontada e reconstruida noutro local próximo, foi substituída por outra de construção contemporânea. (ler notícia abaixo)
Notícia sobre a destruição da capela de Santa Ana
A nova capela (imagem de baixo). Embora não a conheçamos, notamos logo na esquerda da imagem, o cruzeiro datado de 1812 e que pertencia à sua antecessora.
Segundo relatam os moradores locais, as pedras centenárias da antiga capela, estão amontoadas num terreno que pertence ao Presidente da Junta.
De momento não podemos acrescentar mais que a informação recebida e do que é relatado no jornal, mas face à situação geral, podemos alegar apenas que "existe aqui alguma coisa que não está lá muito correcta".

Imagens:
- Jornal "Voz de Trás os Montes"
- A. Pimentel 

0 comments

Enviar um comentário