Capela do Senhor D´Além. (Vila Nova de Gaia)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Nota: Está publicação foi alvo de uma actualização em 12-12-2021, devido às obras de recuperação efectuadas na capela.
Capela do Senhor D´Além
Completamente abandonada, desprezada e pilhada, a Capela do Senhor D´Além, construída em 1877, está situada na rua de Cabo Simão junto ao sopé da Escarpa da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia. 
Esta capela é a sucessora do Hospício Carmelita do século XVI. Mereceram em tempos destaque a talha dourada de grande ornamentação no altar e a "Milagrosa Imagem". 
Num local fortemente turístico, é actualmente um exemplo vergonhoso da forma como que se trata o património em Portugal.
Capela do Senhor D´Além
Tivemos a oportunidade de voltar a visitar, a Capela do Senhor D´Além, após várias décadas. O cenário é Dantesco!!! A ruína externa e interna é total. O telhado colapsou parcialmente. Dois dos sinos foram roubados e os outros dois mandados retirar pela Junta de Freguesia, para evitar terem o mesmo destino. 
O local está em tal avançado estado de degradação, que ronda o iminente colapso. Com a ajuda de um simples telemóvel, tentamos registar em imagem esta triste realidade que transmitimos aos nossos leitores.
 O que resta do altar
O que resta do interior da capela, que ameaça ruir, é louvavelmente mantido, protegido e utilizado por dois senhores sem-abrigo, que, para vergonha dos responsáveis por este património, se prestam a mostrar o local a todos aqueles que ainda o desejam visitar. A capela é propriedade do Episcopado do Porto.
Vale do Douro, vendo-se a capela do Senhor D´Além, numa época áurea
Capela do Senhor D´Além, numa época áurea, vista de outro ângulo
"Quando o bispo do porto, D. Pedro Rabaldio, mandou erigir, no ano de 1140, no sítio em que, presentemente, vemos o edifício do mosteiro da serra do Pilar, um convento de monjas de invocação a São Nicolau foi achada uma imagem do Senhor Crucificado.
O mesmo bispo, então, mandou construir uma ermida, para a recolha da mesma imagem, no sítio em que, actualmente, está a capela do Senhor de Alem.
E, mais tarde, quando os monges de Grijó conseguiram mandar construir o actual convento da serra do Pilar, o bispo D. Baltazar Limpo ordenou que as imagens de São Nicolau, de São Bartolomeu e do Senhor Crucificado, que estavam na igreja do extinto convento das Donas Pregaretas de S. Nicolau, fossem recolhidas à capela do Senhor de Além, já reformada e ornamentada, para tal fim, pelos monges de Grijó, cerimónia que se realizou no dia 24 de Agosto de 1500, depois das mesmas imagens serem conduzidas, processionalmente, em barcos pelo rio Douro.
A primitiva imagem do Senhor Crucificado existente na capela foi, certa vez, levada à cidade do Porto, por motivo de fazer-se preces ad preltendam pluviam – rezar a queda de chuvas – sendo conduzida em fervorosa procissão pelas ruas da mesma cidade.
E como sucedesse chover, os cónegos da Sé do Porto recolheram a imagem e não mais a deixaram vir para a sua capela, facto que redundou em grande arrelia para os Gaienses.
Por fim, em virtude do prelado mandar erigir um altar para a imagem do Senhor de Além, no claustro da Sé, os devotos de Gaia mandaram fazer outra nova imagem e a colocaram, com todo o luzimento, no mesmo lugar em que era venerada a primitiva.
A nova imagem, em outras ocasiões, chegou a ser conduzida, em barcos, até à foz do Douro, por motivo de preces; mas os Gaienses nunca mais permitiram que ela fosse à vizinha cidade.
Anos depois, junto à capela do Senhor de Além – 5-3-1739 – cinco frades carmelitas, calçados, fundaram um hospício que funcionou até 1832.
O edifício do hospício, depois de 1834, foi vendido e nele chegou a funcionar uma fábrica de louça.
Presentemente todo o edifício está em ruínas.
A actual capela, que mantém o culto, foi edificada, no lugar da antiga, em 1877.
Tem benfeitores muito fervorosos.
A festa em honra do Senhor de Além realiza-se, sempre, no domingo seguinte em que se celebra a festividade à Senhora do Pilar, no penúltimo domingo de Agosto."

In Resenha histórica de CALE Vila de Portugal e Castelo de Gaia.
Pormenores da talha
 Vista do que ainda resta do altar
Nave interior
Turistas, que se juntaram a nós na visita ao local, graças à hospitalidade dos dois sem abrigo, que zelam pelo mesmo
Observação: Poucos meses após esta nossa publicação, tentamos regressar à capela, munidos com uma máquina fotográfica, capaz de registar com mais qualidade o interior deste antigo local de culto. Foi uma tentativa vã. 
Como quase uma resposta, a esta nossa publicação, verificamos que as entradas haviam sido emparedadas, vedando qualquer tentativa de acesso. Ao abandono total, passou a juntar-se os horríveis grafites que aumentam a decrepitude deste local. 

Uma vista do interior, obtida em Julho de 2019, por um interstício da porta (actualmente emparedada com blocos de cimento) da Capela do Senhor D'Além.

Razão tem o povo ao cantar:
“Capela do Senhor d’Além 
Lá se foram as romarias 
Estás do lado errado da ponte 
Deus te dê melhores dias"
Capela do Senhor d'Além. Em estado lastimável, no ano de 2020
Actualização da publicação: 
No primeiro semestre de 2020, esta capela, foi finalmente alvo de restauro. O restauro da capela do Senhor D'Além, que se localiza na escarpa da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, avançou em Fevereiro desse mesmo ano. A obra teve um valor superior a 300 mil euros, sendo  comparticipada em 30% pelo Plano Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU).


Imagens:
- Alexandre Silva
- AHMP
Bibliografia:
- Junta de Freguesia de Santa Marinha
- BMP

8 comentários

Unknown disse...

Verdadeiramente escandaloso o estado a que deixaram chegar esta capela, e é propriedade da Igreja!!!!!!!

11 de abril de 2016 às 11:24
Unknown disse...

Verdadeiramente escandaloso o estado a que deixaram chegar esta capela, e é propriedade da Igreja!!!!!!!

11 de abril de 2016 às 11:24
sem nome disse...

José Teixeira
Fala-se nos monumentos que por ex.na vizinha Espanha tão bem conservados, porém é de perguntar que país somos que atiramos ao lixo estas pedras preciosas?Haja alguém que publique nos média esta pouca vergonha....

13 de outubro de 2016 às 08:57
Amigos da Capela disse...

Ver: COSTA, Virgília Braga da
A multissecular Capela do Senhor de Além: um percurso atribulado / Virgília Braga da Costa
In: Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia. – Vol. 12, n.º 75 (Dezembro de 2012), p. 5-13. Cump.

18 de abril de 2018 às 22:08
Unknown disse...

http://olhares.sapo.pt/capela-do-senhor-d-alem-foto9313727.html
http://olhares.sapo.pt/capela-do-senhor-d-alem-foto9313759.html
Mas que pena. Linda capela

21 de junho de 2018 às 23:46

A quem de direito por favor recuperem este Monumento!

2 de janeiro de 2020 às 01:17
Unknown disse...

felizmente a capela está a ser restaurada, assim como a antiga fábrica e os seus arredores, que foram convertidos num hotel ou em uma estadia direcionada ao turismo

19 de abril de 2021 às 20:24

Ya decía Eduardo Galeano escritor uruguayo, “Estamos en la plena cultura del envase. El contrato de matrimonio importa más que el amor, el funeral más que el muerto, la ropa más que el cuerpo, el físico más que el intelecto y la misa más que Dios. La cultura del envase desprecia los contenidos.”
En las ruinas de aquella capilla vivió un ser humano, a nadie le importó la capilla por ser el resguardo de aquella persona, nos indignamos por el abandono de un montón de piedras, aunque para un ser humano le haya importado más, llamándole hogar.

7 de fevereiro de 2023 às 04:03

Enviar um comentário