Solar de Lamas - Quinta de Lamas. (Paranhos/Porto)

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Também conhecida por Casa de Canavarros, Casa das Viscondessas de Lamas e Casa das Viscondessas de Roriz. 
Não é ainda «Monumento Desaparecido» mas, tal como muitos itens aqui abordados, um forte candidato ao título, até porque não dispõe de qualquer protecção legal, pelo que apuramos.
Solar de Lamas c. 2014. Clichés de Alexandre Silva
 Entrada principal, pela Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, zona quase engolida pelo polo universitário
Solar de Lamas c. 1934 in AHMP
A propriedade do Solar de Lamas é uma quinta setecentista erguida numa zona rural dos arredores da cidade do Porto, na freguesia de Paranhos, hoje naturalmente integrada pelo desenvolvimento da cidade, embora não se tenha perdido por completo a noção do enquadramento original, entre casario modesto e terrenos murados. O acesso ao terreiro da casa faz-se através de um portal em arco abatido encimado por um frontão recto interrompido, que apresenta ao centro o brasão, esquartelado, dos primeiros proprietários, enquadrado por duas volutas algo desmesuradas.
 Solar de Lamas - Vista aérea 
O urbanismo envolvente não cessa, neste local predominantemente rural, num passado ainda recente
A casa nobre desenvolve-se em U, com uma longa fachada central, a oeste, entre dois corpos mais avançados, com dois pisos, fazendo-se o acesso ao andar nobre por uma escadaria de aparato com dois lanços ao longo da parede, cujo vão forma um corpo avançado onde se rasga, no piso térreo, um portal de entrada para as lojas. A escadaria está revestida com azulejos azuis e brancos modernos, idênticos aos que correm a fachada em rodapé. 
Solar de Lamas - Pormenor
Solar de Lamas - Pormenor in Google Earth
Num dos corpos laterais está a capela da quinta, com um portal decorado por um singelo enrolamento de volutas sobre o lintel, encimado por janelão cujo frontão, em arco abatido, se ergue um pouco acima do friso sobre o qual se desenvolve o frontão. Este é triangular, embora abatido, e possui uma alta cruz ao centro, e dois fogaréus nas extremidades. A casa inclui ainda anexos agrícolas, jardim e terreno de cultivo, estando o conjunto muito degradado.
Solar de Lamas - Pormenor in Google Earth

 Portal em arco abatido encimado por um frontão recto interrompido, que apresenta ao centro o brasão
Zona rural de Paranhos, abrangendo o Bairro Social da Fábrica da Areosa (Nordeste), voltado à Estrada da Circunvalação e a Quinta das Lamas (dos Viscondes de Roriz) 1939-40 in AHMP

Imagens:
- Alexandre Silva
- Virtual Earth
- AHMP
Fonte:
- IGESPAR

2 comentários

José Faria disse...

Obrigado. Cheguei aqui na pesquisa, porque na procura do trajeto da Via romana que segue em direcção à Maia até Braga, estive junto desta Quinta de Lamas que há muito conheço mas que não sabia a sua história. Agora sei. Obrigado.

24 de julho de 2018 às 22:48
Gato das Botas disse...

Sou de Paranhos, tenho 57 anos, e sempre conheci como: Quinta da Condessa de Lamas.

2 de fevereiro de 2020 às 18:09

Enviar um comentário