Quinta da Carcereira. (Porto)

terça-feira, 21 de abril de 2020

É de conhecimento público que a Casa de Saúde da Boavista, instituição inaugurada em Setembro de 1934, foi construída nos terrenos da antiga Quinta da Carcereira.
Como se pode ler no site da instituição, a conhecida Casa de Saúde da Boavista, pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, sendo uma Instituição de saúde privada, de inspiração Católica e de utilidade pública.
A Quinta da Carcereira ocupava esta área tendo o seu acesso nobre a partir da Rua da Carcereira, actual Rua de Pedro Hispano. Era uma propriedade, como muitas outras, na altura, algo afastada do centro urbano e deveria ter alguma importância em certa época, pois ostentava Pedra de Armas ou Brasão.
Aspecto geral do portão brasonado da Quinta da Carcereira, na antiga rua da Carcereira, actual Rua de Pedro Hispano, no Porto, c.1933
Fotografia de Guilherme Bomfim Barreiros in AHMP
Este imponente portão brasonado, foi de forma louvável, conservado pela instituição e pode ser visto actualmente nos terrenos da mesma. Da antiga casa que integrava a propriedade, não obtivemos dados que nos permitam dizer que da mesma, tenham restado vestígios, no entanto não podemos fazer uma afirmação com 100% de certeza, neste momento.
Planta da cidade do Porto, à escala 1:500, levantada sob direcção de Augusto Gerardo Teles Ferreira
Pormenor da planta da cidade do Porto, levantada sob direcção de Augusto Gerardo Teles Ferreira, vende-se mais em pormenor a Quinta da Carcereira, com acesso a partir da Rua da Carcereira, actual Pedro Hispano


1 comment

Maguiva disse...

Pedro Ferreira de Araújo, natural da cidade do Porto.

Escudo esquartelado: I e IV – Carneiro, II – Araújo, III – Vasconcelos.
Sem indicação de data. (Cód. 71, fls. 84).
Citado em: Nuno Borrego, CARTAS DE BRASÃO DE ARMAS – II, n.º 365.

6 de junho de 2021 às 15:24

Enviar um comentário