Assim permaneceu até 1951, quando foi demolida para permitir parte do actual adro da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, que nessa altura já se encontrava aberta ao culto.
Palácios, Pontes, Mosteiros, Aldeias, Igrejas e Edifícios. Tudo aquilo que fez parte da História de Portugal e foi destruido ou submerso em nome do progresso...
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Capela de Santo António da Aguardente (Porto).
quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
Urinol público (Porto).
Urinol público
Este urinol público estava implantado no Largo de Soares dos Reis, a poucos metros da entrada do cemitério Prado do Repouso e do actual Museu Militar. Era um belíssimo exemplar com um característico formato de "quiosque", como vários outros um pouco por toda a cidade. Em 2009 este urinol ainda cumpria com a sua função, tendo sido removido para local desconhecido, ou talvez desmantelado, após essa data.
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
Urinol da Fonte da Rua Chã / Cham (Porto).
A fonte da Rua Chã (Cham), está adossada a um edifício antigo fazendo gaveto entre a Rua de Cimo de Vila e a Rua do Cativo. É uma Fonte de planta em U, com pilastras nos extremos, de corpo central elevado e destacado, coroado por cornija saliente encimada por frontão. No corpo central a almofada apresenta uma inscrição pouco legível com a data "1852".
Segundo o SIPA a cronologia da fonte será: 1636, 10 Janeiro - É posto a concurso a obra de construção do novo chafariz da Rua Chã, com a mudança do que estava localizado à porta de Manuel de Pena para o socalco de São Sebastião e "Almacem" da cidade; 1732 - é nomeado pela Câmara para Olheiro da limpeza da fonte da Rua Chã, o sapateiro Domingos da Silva; 1774 - reparação do aqueduto da rua Chã pelo mestre pedreiro José Pereira; 1778 - reparação do chafariz da Rua Chã pelo mesmo mestre pedreiro; 1852 - reconstrução da Fonte, que tinha estado na Rua Chã, encostada às casas que dão para a Rua do Loureiro e para a Rua de Cimo de Vila, para o actual local.
Na extremidade Norte da fonte, esteve por muitos anos implantado um urinol metálico de utilização pública, que tal como todos os urinóis antigos da cidade, alguns bem pitorescos, foi desmontado e removido para parte incerta.
quinta-feira, 11 de janeiro de 2024
Hotel Cidnay (Santo Tirso).
O Hotel Cidnay, foi edificado na década de 20 do séc. XX. Era um belíssimo edifício que delimitava o Largo Coronel Baptista Coelho em Santo Tirso.