A Ponte Pênsil, localizada a Montante da Barca da Trofa, foi inaugurada em 1858. A ponte Pênsil, da responsabilidade da Companhia de Viação do Minho, estava suspensa sobre o rio e apoiava os seus extremos em dois enormes Pegões de granito, de altura até ao nível do pavimento da estrada. Estava suspensa por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham os seus extremos nas casas dos portageiros.


Clique nas imagens para as ampliar

Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934)
Vista da entrada do tabuleiro, com as torres ameadas
Ponte Pênsil da Trofa, demolida em 1935
Pormenor do tabuleiro
Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934)
Demolida em 15 de Janeiro de 1935
Rolls Royce Silver Ghost atravessando a Ponte Pênsil da Trofa, c.1919
Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934)

Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934). Uma maravilha perdida
Entrada do tabuleiro, ladeada por torres...
A Ponte Pênsil foi demolida em Janeiro de 1935, por não reunir todas as condições de segurança necessárias e por ser demasiado exígua. No entanto deixou a sua presença bem marcada durante mais de meio século, tornando-se, por via da sua elegância e beleza, um verdadeiro “ex-líbris” da região, assim recordada actualmente tanto por trofenses como por Ribeirenses. Em seu lugar iria ser construída a actual ponte de cimento armado, melhor preparada para o intenso tráfego de uma região e um País em desenvolvimento, mas por outro lado, muito inferior à sua antecessora em elegância e beleza.
Foi uma pena que esta Ponte Belíssima foi demolida, Património e cultural.
ResponderEliminarObrigado pela divulgação destas imagens.Por favor informe se todas as imagens são no sentido Trofa Ribeirão?
ResponderEliminarParece estupido terem demolido um património destes...
ResponderEliminarEm tempos idos, na qualidade de um cidadão comum, fiz sentir ao ex. Presidente Dr. Sérgio Humberto que era interessante e benéfico, reconstruir uma réplica da tão falada Ponte Pênsil da Trofa como monumento de interesse histórico para a Trofa. Ao lado da actual ponte de betão que liga a Trofa a Ribeirão, quer a montante, quer a jusante seria o local ideal para colocar a referida ponte pênsil, seria um monumento histórico para todos nós recordarmos principalmente as novas gerações. Há promessas do Executivo Municipal actual, de que em breve será iniciada a obra de que todos nós estamos ansiosos.
ResponderEliminar