sábado, 12 de dezembro de 2009

Visivelmente desaparecida no coração da Invicta!!! (Cidade do Porto)

Ainda pode contemplar este edifício... - Mas por quanto tempo?
No meio de frondoso verde, constituído tanto por mato, como algumas árvores de porte considerável e mesmo vestígios de antigos jardins há muito descuidados, insinua-se a figura imponente, ainda que já algo decadente, de um velho palacete que há muito se encontra em total abandono.
Esta "Mansão" foi habitada e quem andar actualmente na "carreira" dos trinta e picos anos (não é preciso mais) também se lembrará, desde que obviamente conheça o local e o edifício...
Fica ao cimo da Rua do Bonjardim, entre a Rua de Oliveira Ramos e a Praça do Marquês de Pombal, no n.º 1276, quase no coração da cidade do Porto.

A planta da moradia 
Um magnifico projecto do Arquitecto António Rigaud Nogueira 
(in, Construção Moderna, n.º 188)

É a meu entender uma "pedra preciosa" como muitas outras na Invicta, desprezadas pelos proprietários (muitas das vezes estes não possuem meios para as manter, é uma verdade) mas também e principalmente pela C.M. do Porto e mesmo o próprio Estado Português.
Desprezadas da mesma forma que um porco despreza pérolas... Pois gastam-se milhões em edifícios novos, (as vezes verdadeiras aberrações de cimento) quando edifícios como este poderiam facilmente e com simples remodelações tornarem-se em centros de lazer, centros culturais, postos clínicos ou uma infinidade de alternativas mantendo o seu aspecto secular e envolvidos num pequeno nicho verdejante e melancólico, no centro de selvas de betão armado.
Deixamos aqui um alerta as autoridades competentes.

Imagens: 
- Alexandre Silva

5 comentários:

  1. Eu tinha uma amiga que viveu quase em frente. E como uma criança ficava imaginando como foi viver neste palacete.

    ResponderEliminar
  2. Seu cometário está repleto de razão meu caro blogueiro, ou bloguista. Gostaria de saber como posso ter acesso, em melhor resolução, das plantas desse palacete e talvez de outras obras de Rigaud.
    Meu endereço de e-mail é marcosarnogueira@gmail.com
    Por sua atenção agradeço.

    ResponderEliminar
  3. Olá, estou a realizar um trabalho sobre Rigaud e gostaria de saber se posso utilizar essa informação. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Perfeitamente. Apenas deverá referir a sua fonte.

    ResponderEliminar
  5. É de lamentar e muito o abandono, e sobretudo a indiferença perante as autoridades respetivas... É Portugal, no seu melhor...!!

    ResponderEliminar