Clique nas imagens para as ampliar
Na rua dos Caminhos de ferro, Estação de Santa Apolónia, na Freguesia de Santa Engrácia existiu um recolhimento fundado em finais do Século XVII por D. Isabel da Madre de Deus protegida dos duques de Bragança: D. João IV e D. Luísa de Gusmão. Mais tarde, já em 1718, o recolhimento foi transformado em convento por determinação do Papa Clemente XI, permanecendo assim até 1833, data em que as religiosas foram transferidas para os conventos de Santa Ana e de Santa Mónica.
Extinta a casa conventual, as dependências serviram de residência para os alunos da Real Casa Pia e para o estabelecimento de um colégio do Arsenal do Exército.
Em 1852, o antigo convento de Santa Apolónia é adquirido pela Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro, sendo actualmente a Estação de Caminhos de ferro de Santa Apolónia.
Estação de Santa Apolónia - AML
Bibliografia:
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, p. 839.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, 1.ª ed., Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975, pp.191-192.
O antigo convento foi na verdade a primeira estação de Santa Apolónia, no entanto nada tem a ver com a actual estação que foi construída de raiz e num local diferente do antigo convento.
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarA Estação de Santa Apolónia está construída no local do Regimento de Cavalaria do Cais , e não do Convento de Santa Apolónia, que ficava em frente ao Palácio Pancas Palha (Calçada dos Barbadinhos). Vejo este erro com tanta frequência, e quem não sabe, acredita!!! No antigo Convento, funcionou, sim, uma estação provisória, de onde partiu o 1º comboio, para o Carregado, ainda não existia a actual estação. Agradecia imenso a correcção do texto.
Att,
Rosa Machado
O texto diz que "...o antigo convento é actualmente a estação de Santa Apolónia..." . É isso que não acho correcto.
ResponderEliminar