Ponte de Guifões
A Ponte de Guifões, de origem romana, seria totalmente reconstruída e melhorada durante a Idade Média.
Esta ponte possuía um tabuleiro de perfil horizontal de cerca de vinte metros de comprimento e reforçado através de guardas com aberturas semicirculares, a ponte apresentava na sua origem três arcos ogivais de dimensões variadas e respectivos talhamares.
Classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público, foi destruída na sequência de um forte temporal que assolou toda a região em 1979. Da estrutura primitiva, chegaram até nós somente os arranques do arco da margem esquerda e parte do da margem direita.
Imagem:
- Arquivos SIPA

Uma ponte histórica com centenas de anos que deveria ser recuperada do leito do rio Leça que ligava O Castro de Guifões ao Centro Hípico de Leça da Palmeira (lugar de Gonçalves). A autarquia gastou tanto dinheiro a colocar uns ferros na Boa Nova que nada beneficiou os seus habitantes e custou muitos milhares de euros. Entretanto recuperou e muito bem a Ponte Dom Goimil. Tenho a esperança de um dia ver esta Ponte Romana recuperada quando também um dia se fizer um trabalho arqueológico sério no Monte Castêlo. Assim seja
ResponderEliminar