quarta-feira, 3 de junho de 2015

Casas de habitação para pessoal superior administradas pela Santa Casa da Misericórdia. (Porto)

Quem passou ao longo dos anos pela Rua de Costa Cabral, frente ao Hospital do Conde de Ferreira, por certo reparou em 3 casarões antigos, com frondosos jardins, sendo o do meio o mais imponente, que por décadas estiveram tão abandonados, que alcançaram um ponto de quase colapso total. Estas casas não se situavam propriamente dito na Rua Costa Cabral, mas sim na Rua da Cruz, (perto da praça de táxis) no entanto faziam frente com o Hospital dos Alienados, visto não existirem outras construções entre eles, mas apenas um passeio e uma ou outra árvore.
Phototipia representativa dos edifícios que se acham instalados os estabelecimentos administrados pela Misericórdia do Porto. Photo Moderna c. 1900
Phototipia recortada. Photo Moderna c. 1900
Segundo informações obtidas, estas formidáveis casas eram o edifício de habitação do pessoal superior do Hospital Conde de Ferreira, que se situa mesmo em frente. 
Completamente abandonadas por muitas décadas, ficaram em total estado de ruína, como podemos observar nas imagens de baixo e assim se manteriam até finais de 2014, onde foram vítimas de mais um crime atroz. 
Foram derrubadas, permitindo-lhes manter apenas a fachada frontal, que nesta data em que escrevemos, se encontra ainda, escorada com vigas de ferro, para que não desmorone. 
 Vista aérea dos edifícios, em 2012 ou 2013. Bing Maps
 Pormenor das 3 casas vistas do ar. Bing Maps

3 comentários:

  1. Lamentável, sobretudo considerando que eram propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto...

    ResponderEliminar
  2. Independentemente de quem fossem propriedade, é sempre mais uma perda de património, que reflecte uma época passada.

    ResponderEliminar
  3. Gostei de saber a quem pertencia este antigo edifício

    ResponderEliminar