Nem todas podem ser más notícias, neste espaço e o caso que vamos identificar a seguir, trata-se, a nosso ver, de um bom exemplo de recuperação.
A Capela de Santana, localizada em Lordelo do Ouro, no Porto, é uma capela construída provavelmente em finais do séc XVIII, de planta rectangular de massa simples, com cobertura em telhado de duas águas.
A fachada principal, está revestida a azulejo rectangular azul, com pilastras nos extremos, forte entablamento moldurado, rematada por frontão triangular encimado por cruz ladeada por pináculos em granito.
O portal principal de verga recta é encimado por óculo oval engradado. As fachadas laterais apresentam uma janela rectangular. A capela possui uma entrada lateral. Nesta, a soleira apresenta inscrita uma data praticamente ilegível.
A fachada posterior cega e nos extremos ressaltam as pilastras. INTERIOR, com tecto abobadado e estucado. Possui supedâneo em madeira onde sobressai o retábulo. No lado da Epístola, mísula com imaginária.
Esta capela seria recuperada e reconstruída, durante a construção dos blocos habitacionais do Bairro Nuno Pinheiro Torres, em finais da década de 60 do séc XX.
Reconstrução da Capela de Santana, durante a construção dos
blocos habitacionais do Bairro Nuno Pinheiro Torres
Capela de Santana - Reconstrução - Fachada traseira
Informação parcial:- SIPA
Imagens:
- AMP
Sem comentários:
Enviar um comentário