Clique para ampliar
Painel de azulejos, ainda existente, na rua de Cedofeita, no Porto, alusivo ao desaparecido "Bazar dos Três Vinténs", que esteve estabelecido naquele edifício.
Este painel foi pintado por F. Gonçalves (activo entre c. 1954 e c. 1978) e produzido na Fábrica do Carvalhinho, em Vila Nova de Gaia, como podemos ler na base do mesmo.
O "Bazar dos Três Vinténs", era uma grande loja onde se comercializavam brinquedos, numa época bem anterior às compras on-line, aos Hipermercados, ou "lojas dos Chineses".
Bazar dos Três Vinténs - JN
Bazar dos Três Vinténs
Bazar dos 3 Vinténs - Factura da Condessa de Vizela, c.1915
Inauguração da Árvore de Natal no Bazar dos Três Vinténs
Actualmente, como sabem, os brinquedos são, comparativamente aquela época, muito mais baratos, a oferta é muito superior e casas como este Bazar, desapareceram
No local do "Bazar dos Três Vinténs", abriria primeiro uma loja da "Zara" e mais recentemente uma loja da "Lefties
Vista da rua de Cedofeita a partir do lado da praça de Carlos Alberto, por volta de 1984. Na direita da imagem, o antigo Bazar dos Três Vinténs (abordado numa publicação do blogue) o Externato Académico e a Casa Camilo, entre outros estabelecimentos comerciais. No centro da rua (actualmente pedonal) é perceptível a linha do eléctrico. Cliché de autor não identificado.
Fonte parcial:
- JN
Imagens:
- Alexandre Silva
- Autor desconhecido
que lindo isso
ResponderEliminar