Museu Comercial e Industrial. (Cidade do Porto)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


Museu Industrial e Comercial do Porto
O Museu Industrial e Comercial do Porto, criado por decreto de 1883, directamente ligado ao ensino industrial, com a finalidade de adquirir e expor ao público colecções de produtos e matérias-primas, acompanhados de esclarecimentos suficientes acerca da sua origem, nome de fabricante ou comerciante, preço no local da produção, despesas de transporte, mercados de consumo e todas as informações que pudessem dar a ideia do seu valor e aplicação.
Foi inaugurado em 1886 e ficou instalado no Circo Olímpico do Palácio de Cristal, tendo como seu conservador Joaquim de Vasconcelos. Foi, no entanto, extinto em 1899 por estar longe de satisfazer os intuitos para que fora criado, que supunham uma exposição permanente de artigos industriais e matérias-primas correspondentes, constituindo-se como um subsídio ao ensino das escolas industriais.
Contudo, apesar de estar fechado, conservava ainda quase todo o seu espólio em 1914 e, face a isso, foi decretado que os objectos ali existentes passassem para a tutela do Instituto Industrial do Porto, constituindo um Museu na escola mas que pudesse ser igualmente aproveitado por outras escolas. No entanto, tal transferência nunca se efectivou.

Imagens:
- BPI, Editor Arnaldo Soares
- BPI, Edições Estrela Vermelha

0 comments

Enviar um comentário