A "Quinta Amarela" ou "Quinta dos Cepedas". (Cidade do Porto)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Antes de escrever algo mais, gostaria de sublinhar que na cidade do Porto existe pelo menos outro lugar conhecido por "Quinta Amarela".
A "Quinta Amarela" que abordamos aqui situa-se ao longo da Av. dos Combatentes, nas traseiras da Praça de Velasquez, actualmente chamada Dr. Francisco Sá Carneiro.
Não dispondo de muita Bibliografia sobre a mesma posso no entanto afirmar com pouca margem de erro que este local foi a casa dos Cepedas e tem origem no séc. XVIII.
Totalmente ilhada por ruas, foi em tempos uma propriedade rural numa zona então afastada do centro urbano.
Tem estado "separada" do séc. XXI por um muro que envolve toda a propriedade com cerca de 3 metros de altura.
A actual propriedade ainda é enorme, tem um aspecto antigo, com jardins agora ao abandono mas que em tempos idos devem ter sido deslumbrantes. Existem várias casas lá dentro (a dos proprietários e as dos antigos caseiros?), abandonadas e em ruínas desde que me recordo.
Imagem de grande dimensão, clique para ampliar e visualizar pormenores
 
Imagens aéreas em 3D onde podemos observar melhor a casa senhorial ou principal
Ângulos diferentes
A casa principal, um palacete enorme, com papel de parede antiquíssimo, radiadores de parede enormes e trabalhados à mão, salões com enormes lareiras, uma bela escadaria em madeira (ou o que sobra dela), uma garrafeira toda organizada com etiquetas a descrever as colheitas, uma cozinha antiga e imensas divisões. O acesso vertical pode ser feito através de outra escadaria que não a principal. No exterior o terreno tem imensos terraços, recantos, passeios debaixo de videiras (em tempos), grutas e mais algumas casas.
 Casa dos Cepedas na Avenida dos Combatentes, 151  (século XVIII) 
Fotografia de Teofilo Rego em 1961
Aspecto do jardim e da fachada das traseiras da Casa da família Cepeda, na Quinta Amarela
Em baixo, uma das casas secundárias com fachada voltada para a Av. dos Combatentes
Na fotografia abaixo vemos a casa principal, na esquerda da imagem por detrás dos "vidrões", oculta na vegetação
Obs. Enquanto preparava este "post" verifiquei que estão a construir «algo» na propriedade...
edifícios... talvez mais um horrível condomínio-fechado para ricos. Se assim for é uma pena, espero estar totalmente enganado, vamos lá a ver o que dali sai!!!

Aditamento: 07-01-2011

Na data acima citada, recebemos um simpático mail de um leitor nosso, (juntamente com algumas imagens antigas), relacionado com este "post",  que vamos publicar agora na integra:
Passamos a citar:

Ex.mo Sr.

Por ter visualizado o seu blogue, envio-lhe o que lá vão fazer através deste pequeno texto, e também aproveito e envio-lhe fotos do interior da antiga quinta

Melhores cumprimentos

F. F. (omitimos o nome por ética)

(Antiga Quinta dos Cêpedas)

"É um empreendimento de luxo de título reservado, localizado no coração das Antas ocupando um quarteirão, entre as Ruas Agostinho de Campos, Oliveira Martins, Bartolomeu Dias e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e caracteriza-se pela conservação das fachadas das casas senhoriais existentes e da sua total reconstrução, mantendo a arquitectura e imponência contemporânea do seu tempo, mas com a modernidade exigível para os tempos futuros.
Das muitas particularidades deste empreendimento, é de salientar a altura dos muros de protecção, que se irão manter na altura actual, a gruta e o lago artificial existente, e de toda a área descoberta de cerca de 8000m2 de jardim, com a sua preservação desde os passeios às árvores de grande porte.
Terá uma portaria com uma área de 394m2, do qual está inserida a sala de condomínio, uma central de segurança, uma sala de estar para os seguranças, um arrecadação e um banho.
Dentro da área de lazer terá uma piscina coberta com os respectivos balneários e banho turco.
O empreendimento irá colocar no mercado 27 habitações, das quais 14 serão moradias V2, V3, V4 e V5. Quanto aos apartamentos, que serão 13 de tipologias T1, T2, T2 Duplex, T3, T4 e T4 Duplex.
As habitações T2 terão de 110m2 a 190m2, os T4 entre 251m2 e os 255m2, e o único T1 e T3 terão 84m2 e 196m2 respectivamente.
As Moradias de sua grande maioria V4 terão áreas compreendidas em 248m2 e os 314m2, quanto às únicas moradias V2, V3 e V5 as suas áreas serão de 188m2, 239m2 e 361m2 respectivamente.
Também de salientar que todas as habitações e moradias terão boxes fechadas com áreas compreendidas entre os 35m2 e os 59m2, algumas habitações com jardim e todas as moradias com jardim privativo.
A sua concepção está a cargo da firma Norma e arquitectura de Souto Moura."

Este esclarecimento, (que é claro, não deixa de ser também uma forma de publicidade ao empreendimento), explica o que se passa lá, mas de forma alguma nos mostra a «obra acabada»... passei lá recentemente e vi paredes de alvenaria totalmente derrubadas, na casa cuja fachada dá para a Av. dos Combatente, estando em alguns casos o tijolo a substituir a pedra. Claro que depois de rebocado e pintado não se distingue a olho nu qual o material que as constituem, mas tal desrespeita as construções originais, pois as mesmas passam a réplicas.
Vejo igualmente muito tijolo a integrar as paredes da casa principal (talvez com a intenção de a ampliar), o que também não parece grande sinal... no restauro de casas seculares deve-se respeitar o material de construção original, neste caso o granito.  Mas como o que posso observar é muito pouco e feito à distancia, só resta esperar pelo fim da obra para tirar conclusões, no entanto e baseado em outras recuperações muito mal feitas que apenas visavam o lucro imobiliário a que já assisti, estou algo inquieto. Como já aqui se disse, veremos no final...
Clique nas imagens para as ampliar
Em cima, fotografia do antigo jardim frontal da casa principal, em baixo imagem das ruínas das traseiras...
Em baixo, vemos parte da propriedade (antes do início das obras)... Vemos igualmente a casa principal, à direita e no canto esquerdo da fotografia notamos os edifícios que circundam a praça Dr. Francisco Sá Carneiro.

Imagens:
- Teófilo Rego
- Bing Maps
- Google
- Autores desconhecidos

3 comentários

Unknown disse...

Bom dia.
Eu faço parte da equipa que neste momento está a construir na propriedade.
Gostaria de combinar uma reunião para lhe fornecer mais informação para actualizar o seu blog, relativamente a esta quinta.
Obrigado

26 de agosto de 2010 às 11:07
Unknown disse...

gostaria de obter mais infomacoes deste condominio obg

2 de janeiro de 2020 às 02:05
Unknown disse...

Apenas para informar que que os seus receios são fundamentados. Desde logo a quinta sempre se chamou Quinta das Antas e nunca casa ou quinta amarela. Há outra quinta com esse nome na cidade. O assassinato perpetrado por Souto Moura é inadmissível! "Recriação" feita para parolos novos ricos
Como antigo proprietário, muito me admira ter a Câmara permitido este abuso.Sei também de outra atrocidades imobiliárias praticadas na zona como a destruição parcial da Quinta de Salgueiros e não "salgueiro".

28 de dezembro de 2020 às 02:22

Enviar um comentário