Ponte Antiga de Vila da Ponte. (Sernancelhe)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Em cima, a antiga ponte, para sempre perdida

A Povoação de Vila da Ponte, antes da Barragem

Esta Povoação chamou-se primitivamente Ponte, ou Ponte do Távora e Ponte Távora, da antiga ponte de cantaria, que se ergueu, em tempos remotos, à entrada do alfoz de Sernancelhe, do lado do poente, e que foi destruída há alguns anos devido à nova albufeira da Barragem do Vilar e erro humano.

Foi construída uma ponte paralela em betão a jusante da ponte Romana; as águas da albufeira encheram até ao moínho do calor, inundando os terrenos férteis e prósperos da aldeia; a ponte entrou em ruínas e dizia-se que a qualquer momento ruiria, e quem passava por ela, notava umas fissuras no estrado, que deixavam ver o rio. Pouco depois foi abatida, um crime imperdoável.

A construção da barragem do Vilar na década de 60, deu uma nova configuração à aldeia de Vila da Ponte, agradável, mas quando albufeira se encontra cheia.
A construção desta barragem com a albufeira, destruiu a velha ponte romana, rompendo com as árvores (amieiros e negrilhos) que ladeavam as águas e escondiam as ninfas humanas que, nos seus entretimentos ribeirinhos, eram gulosamente espreitadas e observadas pelos espertinhos gaiatos crescidos nadando por vezes bem perto. O progresso levou os moínhos, destruiu levadas, lambeu demasiado as margens, dando um espetáculo de desolação de tal modo que, por mais esforços que se façam, muito dificilmente se recupera uma recomposição satisfatória do contexto endénico de outrora, se as águas não se mantiverem ao nível médio previsto para a albufeira.

0 comments

Enviar um comentário