Capela dos Reis Magos. (Cidade do Porto)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Clique nas imagens para as ampliar
No antigo palacete que serviu como Câmara Municipal do Porto, até 1915, existia uma capela privada para uso das gentes da casa mas com abertura para a rua. Esta capela foi também demolida para a abertura da Avenida dos Aliados. Ela situava-se aproximadamente onde actualmente começa a faixa de rodagem ascendente da mesma avenida.
A extinta Rua de D. Pedro. Desapareceria com a abertura da Avenida dos Aliados.
A "Capela dos Reis Magos" ou "Capela dos 3 Reis Magos", antes da abertura da avenida dos Aliados.
Dois ângulos da mesma Capela
Demolição dos Paços do Concelho em 1915. Na direita vemos ainda a capela dos 3 Reis Magos
As pedras desta capela foram compradas  e a mesma foi deslocada, (desconheço como), para Cantanhede, mais precisamente para uma terra chamada Pocariça, onde foi reedificada e actualmente ainda pode ser admirada.

Imagens:
- BPI - Editor Alberto Ferreira
- Alvão
- CMP

1 comment

Isabel Vaio disse...

Sim! Aqui na Pocariça é a Capela de S.Tomé.
A sua transferência para a nossa aldeia é uma estória bem interessante, descrita no livro "A freguesia da Pocariça do Concelho de Cantanhede - Apontamentos para a sua Historia". 1939 (réed. 1997), de Viriato de Sá Fragoso. Um nosso conterrâneo, com ligações á cidade do Porto, adquiriu-a e as pedras, devidamente numeradas, viajaram de combóio até Cantanhede, rumando depois para a Pocariça, onde a capela foi reedificada e continua a ser, até aos dias de hoje, um monumento que muito orgulha a nossa terra, embora o granito da frontaria relembre a sua origem nortenha...

16 de maio de 2013 às 19:36

Enviar um comentário