Quinta do Montado. (Canidelo, Gaia)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Palacete da Quinta do Montado, desde há anos em total estado de ruína, foi mandado construir em 1905 por Manuel Marques Gomes (nascido em 1867 e falecido em 1932), um homem de negócios que no final do Séc. XIX fez fortuna com o negócio do vinho.
Clique nas imagens para as ampliar
Marques Gomes foi além de um homem de negócios, um grande benemérito e filantropo, a ele se devem várias estruturas sociais e públicas da sua terra que nunca esqueceu.
Foi graças a  Manuel Marques Gomes que se construiu o vital apeadeiro de Coimbrões e foi instalada a rede eléctrica. Foi ele o responsável  por obras de beneficiação na igreja paroquial, ampliou o cemitério, fez um campo de futebol, montou fábricas de cerâmica e armazéns de vinhos, abriu estradas e contribuiu para várias obras de caridade.
Fotografia, in Panoramio
O Palacete, do qual só restam as paredes, possui 37 salas, rés-do-chão e dois andares, tinha os tectos das divisões em estuque  lavrado e as paredes eram ornamentadas com frescos. Desabitado, o palacete seria   ocupado no período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974. Entre 1975 e 1991, no edifício esteve instalado o Centro Popular de Canidelo e a Cooperativa para a Educação de Crianças Inadaptadas (Cercigaia). 
Posteriormente a Quinta pertenceu, ao Espírito Santo Fundos Imobiliários (Banco Espírito Santo) tendo apresentado um projecto que previa a construção de 1.100 casas ocupando uma área de 148 mil metros quadrados. Este ambicioso projecto construtivo gerou muita polémica, tendo levado a Comissão de Coordenadora de Desenvolvimento Regional do Norte a chumbar o referido projecto.
Para a Quinta  está prevista a construção de uma unidade hoteleira, tendo a entidade promotora aceite uma redução em dois terços da capacidade construtiva, no entanto isso não evitou o (no meu ponto de vista) criminoso abate de inúmeras árvores antigas.
Desta forma, não entendemos bem para onde migrou a "preocupação" pela preservação dos 100 mil metros quadrados de espaço verde que, cedidos à autarquia, iriam permitir a criação do Parque Urbano do Vale de São Paio...

Imagens: 
- Panoramio

0 comments

Enviar um comentário