Largo da Aguardente. (Porto)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A actual Praça do Marquês do Pombal, no Porto, foi originalmente denominada por Largo da Aguardente, pelo simples facto de se realizar neste local o mercado da aguardente.
O nome actual da praça foi-lhe atribuído apenas em 1882, em homenagem ao estadista Sebastião José de Carvalho e Melo, o  célebre Marquês de Pombal.
Este local pertencia uma propriedade que se situava no limite norte da zona urbana do Porto.
Em 1832, durante o Cerco do Porto, passavam neste local as linhas de defesa liberais. O Largo da Aguardente, como então se chamava, formava uma das fronteiras da cidade, onde eram cobrados impostos sobre todas as mercadorias que entravam no Porto.
Clique nas imagens para as ampliar
Por volta de 1850 a praça possuía já a configuração actual, construindo-se, em 1870, uma praça de touros.
Este local seria totalmente ajardinado em 1898, plantando-se árvores e construindo-se o coreto em ferro que todos os que lá passam ainda podem observar.
Largo da Aguardente - Praça Marquês de Pombal, no Porto
Praça do Marquez de Pombal. BPI: Editor - Arnaldo Soares
Na imagem de baixo, vemos a Praça do Marquês  de Pombal, com o aspecto que possuía por volta de 1910, num bonito BPI colorido à mão.
Porto - Praça Marquez de Pombal. BPI
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Praça do Marquês de Pombal e toda a zona envolvente à mesma, como o Asilo do Terço, o antigo Estádio do F.C.P. ou a Quinta do Covelo, vista do ar, na década de 50 do séc. XX

Imagem:
- BPI - Edições Alberto Ferreira

0 comments

Enviar um comentário