Fábrica de Produtos Estrela. (Porto)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fábrica de Produtos Estrela
A Fábrica de Produtos Estrela foi fundada na década de 40 por Adérito Gomes Parente. A fábrica começou por fazer artefactos metálicos simples (clipes, botões, ferragens, peças, brinquedos de madeira, etc). 
Seria só nos anos 50, que iniciaria a produção de pequenos electrodomésticos, tendo as suas instalações sido sediadas na então, nova zona industrial do Porto, mais exactamente na Rotunda AEP, local que passou a ser conhecido justamente por “Rotunda dos Produtos Estrela”. 
Nessa altura desenvolveu o projecto de carrossagem de autocarros a partir de chassis e motores importados de Itália, em colaboração com a Sirius/Fiat. Seria o primeiro construtor nacional de carroçarias metálicas para autocarros.
Fábrica de Produtos Estrela encerraria no início dos anos 90 e após servir de armazém temporário para diversos fins, seria recuperada e reabriria em 2001, com a empresa de mobiliário "Moviflor". 
Quando da eventual falência e consequente encerramento da empresa "Moviflor", as instalações, estiveram encerradas, seriam demolidas e no mesmo local foi erguido um novo edifício comercial, com uma estética totalmente diferente.

Imagem:
- Autor desconhecido

4 comentários

Daniel disse...

A Moviflor fica do lado oposto, neste momento este edificio é "ocupado" pelo AKI.

23 de junho de 2016 às 17:10
Administrador disse...

A (actualmente fechada por falência) "Moviflor" ficava neste edifício, anteriormente ocupado pelos "Produtos Estrela".
O "AKI" fica num edifício em frente.

2 de julho de 2016 às 14:56

Verdade.. Como o administrador diz..

20 de fevereiro de 2022 às 07:16

Enviar um comentário