Carnaval Portuense de 1905.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Carnaval de 1905 - Cartaz publicitário do Clube dos Fenianos
Seria em 1905 que o Clube de Fenianos ressuscitaria o Carnaval Portuense, há anos sem festejos. 
O Clube foi fundado em 25 de Março de 1904, tendo como patrono o escritor portuense Almeida Garrett. 

“Comemorou-se a 25 de Março deste ano o aniversário deste clube fundado por um grupo de bons Cidadãos Nortenhos - o CLUBE FENIANOS PORTUENSES. Inscreve na sua bandeira a legenda “PELO PORTO” - símbolo da divisa que no futuro orientaria as suas realizações, a favor do progresso e civilização da CIDADE INVICTA . Os primeiros estatutos do clube são aprovados por alvará do Governo Civil do Porto a 17 de Junho de 1904.
Colectividade de grande prestígio realizou ao longo de anos e anos, eventos na cidade do Porto,
como Cortejos de Carnaval, Bodas aos pobres, festejos de S.to António, festas de Verão, além de ter contribuído com a sua influência social para a resolução de carências da cidade e da sua população, como a abolição das Portagens da Ponte D. Luís I, a regalia do descanso dominical, a inauguração rápida dos serviços de viação eléctrica para V. N. de Gaia, a criação de sociedades de Previdência Social, a criação do Teatro lírico ou Teatro modelo (hoje Teatro Nacional de S. João), o socorro a vitimas de catástrofes e o auxilio a combatentes, o alargamento do Estatuto do Porto de Leixões, de porto de abrigo a porto comercial.
Na construção da actual Sede Social foi lançada a 1º Cunhal em Agosto de 1920 com a presença do Dr. António José de Almeida, então Presidente da República, e que já em 1910 tinha inscrito no LIVRO DE HONRA do clube a seguinte frase: “ ESTE CLUBE É O EXEMPLO DE QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA ”.
A partir daqui foram muitas as acções e actividades desenvolvidas, desde ginástica, iniciação musical, bilhar, filatelia, xadrez, ténis de mesa, conferências e debates sobre vários temas.
São inúmeras as homenagens, os galardões, as medalhas de mérito e os louvores recebidos de diversas entidades da vida portuense e nacional". 

In Associação das Colectividades do Concelho do Porto – 1929

Carnaval de 1905 - Casa Mattos e Serpa Pinto, na rua Sá da Bandeira
 Carnaval de 1905 - Carros alegóricos e Gigantones, nos jardins do Palácio de Cristal
 Carnaval de 1905 - Carro alegórico próximo do Palácio de Cristal
 Carnaval de 1905 - Carro Alegórico
Carnaval de 1905 - Rua de Santo António, actual 31 de Janeiro
Uma janela ornamentada da Ourivesaria Reis, antes da mudança  da mesma para a esquina com a Rua de Santa Catarina


Bibliografia:
- Clube dos Fenianos Portuenses 
Imagens:
- Phot.ª Guedes
- BPI (digitalização)
- AMP

0 comments

Enviar um comentário