Cine Teatro Vitória. (Rio Tinto)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cine Teatro Vitória
O Cine Teatro Vitória, situado no Largo da Ponte, em Rio Tinto, foi inaugurado na década de 40 do séc. XX e chegou a ser um dos principais pólos culturais do concelho de Gondomar. Por este local passaram o cinema, o teatro, a música e até comícios políticos.
Teve de ser invadido pela PSP por se ter tornado um local de jogo ilegal. 
Fechou portas no início da década de 80 e nos anos 90 apresentava já um elevado grau de degradação, que manteve por muito tempo.
O Cine Teatro foi posteriormente demolido e deu lugar a um prédio de habitação.

Imagem:
- AMP

5 comentários

Unknown disse...

Ainda se vè o local da oficina de bicicletas de Dias dos Santos grande corredor de bicicletas

3 de setembro de 2016 às 22:53

A oficina de bicicletas pertencia ao Império dos Santos

29 de dezembro de 2016 às 07:39

O CINE TEATRO VITÓRIA FOI O MATERIALIZAR DE UM SONHO DE MEU PAI ABÍLIO LOPES DA CUNHA. COMEÇOU A CONSTRUÇÃO EM 1945 ANO DA VITÓRIA DOS ALIADOS SOBRE O III REICH. QUANDO O GRANDE CICLONE CHEGOU AS PAREDES JÁ ESTAVAM EM PÉ MAS RUIRAM PORQUE AS ASNAS DE FERRO QUE UNIAM OS SEUS TOPOS NÃO ESTAVAM SOLDADAS AINDA - O EMPREITEIRO NÃO TINHA QUERIDO PAGAR HORAS EXTRAORDINÁRIAS AOS SOLDADORES E ACONTECEU TUDO NAQUELA NOITE. O CONSTRUTOR FUGIU PARA ÁFRICA. MEU PAI TEVE QUE COMEÇAR TUDO DE NOVO A GRANDES PENAS- EU ERA MENINO MAS VI-O ENVELHECER 20 ANOS NESSA NOITE...O PROJECTO ERA DO ARQ BRITO QUE CONCEBERA O COLISEU DO PORTO E ERA ARROJADO PARA A ÉPOCA, PARA UMA SALA AMPLA QUE COMPORTAVA 800 LUGARES SENTADOS NÃO HAVIA COLUNAS...ERA A 1º VEZ DEPOIS DO COLISEU. FOI INAUGURADO EM 1947 COM O FILME A CORES (TECHNICOLOR) A ILHA DO ARCO-IRIS COM BOB HOPE E BING CROSBY. MAIS TARDE DERAM-SE SESSÕES DE PROPAGANDA Á CANDIDATURA DE NORTON DE MATOS E DEPOIS QUINTÃO DE MEIRELES À PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. COMO É ÓBVIO ISSO NÃO ATRAIU AS SIMPATIAS DAS AUTORIDADES DE ENTÃO...MEU PAI VENDEU FINALMENTE O CINEMA À FAMÍLIA JORDÃO ,JÁ PROPRIETÁRIA DO CINEMA JORDÃO EM GUIMARÃES.

24 de junho de 2017 às 13:50

O CINEMA VITÓRIA POSSUÍA 2 MÁQUINAS DE PROJECTAR PHILLIPS
PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL. TINHA AINDA UM CAFÉ-BAR INTEGRADO PARA ESPECTADORES E ESPAÇOS AMPLOS PARA FESTAS E BAILES.EM BAIXO UM CAFÉ ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL. AQUANDO DAS SESSÕES DE PROPAGANDA ELEITORAL, LEMBRO-ME QUE A CASA ESTAVA APINHADA. DEPOIS ALGUÉM SE LEMBROU DE DESTRUIR TODOS OS VIDROS DAS JANELAS, FOI UMA SESSÃO DE PANCADARIA MUITO BEM ORGANIZADA. MEU PAI FICOU FERIDO NA CABEÇA.

24 de junho de 2017 às 14:20

Muito obrigado pelo emotivo contributo!

25 de junho de 2017 às 09:52

Enviar um comentário