O busto de Raul Dória. (Porto)

domingo, 9 de junho de 2019

Já aqui fizemos há uns anos atrás, uma publicação sobre o demolido "Palacete das Lousas", (clique para aceder à publicação) edifício onde funcionou por muitos anos a conhecida escola comercial Raul Dória.
Raul Dória
O local onde esse edifício se erguia, está como sabem, actualmente ocupado pelo prédio do Jornal de Notícias e contemplava um vasto jardim onde existia um busto de bronze do fundador.
Quando anos depois, resolveram  derrubar o magnífico palacete, para construírem o edifício do "JN", nos anos 60 do séc. XX, o busto de bronze seria transferido para o Largo Dr. Tito Fontes, local situado a escassos metros.
Busto de Raul Dória
Infelizmente, alguém deve ter por engano, levado esse busto, que é património de todos, para casa, pois o mesmo desapareceu do seu pedestal e nunca mais retornou.
Por favor devolvam Raul Dória, ao seu merecido pedestal.
Pedestal sem o busto
Nota: 
Esta singela publicação, foi realizada em resposta aos inúmeros pedidos dos nossos leitores.

1 comment

Mário Fleming disse...

Andam por aí pela nossa bonita cidade do Porto um grupo de "intelectuais" preocupados com a estátua de Camilo na Praça Amor de Perdição, que deve ser retirada ou demolida, e esquecem o busto de Raúl Dória que existiu no Largo dr. Tito Fontes que alguém roubou e no local está apenas o pedestal.....
Isto sim é um atentado e não vejo vozes a levantarem-se contra este busto roubado e que fica tão mal. Para quem não sabe o busto do criador da primeira escola comercial, Raúl Dória, fica naquela bonita praça mesmo ao lado do edifício do Jornal de Notícias, em frente ao antigo e tradicional Ginjal (famoso restaurante e petisqueira) que estava aberto até às 4h da manhã em tempos idos. Aqui gostava de ver a intervenção desses intelectuais para reporem rapidamente o busto de tão importante Homem da cidade do Porto que tanto fez para que as pessoas pudessem ter formação escolar.

28 de setembro de 2023 às 14:36

Enviar um comentário