A Antiga Ponte sobre o Rio Dão. (Santa Comba Dão)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

«Antiga fotografia da Ponte sobre o Dão, muitos anos antes da construção da Barragem da Aguieira, quando o Rio Dão era um Rio selvagem e com um nível de água muito menor que o actual»
A Ponte antiga sobre o Rio Dão é uma Ponte de cantaria que foi ampliada em 1935.
Na imagem de cima é bem notória a Capela do Senhor da Ponte no extremo direito da Ponte sobre o Rio Dão. Repare-se desde já que nesta altura ainda não foi feita a reforma da Ponte que lhe dará o aspecto, belo diga-se, que sempre lhe conhecemos e com o qual ficou submergida quando as águas da Aguieira subiram. No cimo do pequeno outeiro, afinal um outeirinho, sobranceiro ao Dão é notória a imponência da Igreja Matriz que de fachada virada a Oeste oferece-nos a parte posterior.
O tabuleiro longo encurvado que assenta em seis arcos de tamanho desigual. Talvez de origem romana e parcialmente destruída aquando das Invasões Francesas por Massena, em 20-09-1810.
Santa Comba Dão - Ponte sobre o rio Dão
Foi reconstruida em 1825, como se verifica de uma memória que reza assim:
"Foi esta ponte cortada em 20 de Setembro de 1810 pela invasão do Exército Frânces commandado por Massena. Foram reedificadas as suas ruínas e de novo feitas estas cortinas dos lados e a estrada e a calçada da parte sul mediante paternal desvelo do excelso Imperador e Rei o senhor D. João VI em 1825 e gastarão-se 3.898$05. Ano DOMINI/MDCCCXXV"
Clique nas imagens para as ampliar. Clichés de autor desconhecido

«Nas duas fotografias (uma em cima outra abaixo) o passado contrasta com o presente!!! A Ponte antiga sobre o Dão, normalmente submersa levanta-se do seu túmulo aquático para se tornar um contrate histórico com a Ponte nova que pode ser vista um pouco acima em segundo plano»
Cliché de autor desconhecido
«Em baixo, a Ponte velha quase submersa... Estado no qual actualmente, praticamente sempre se encontra»
«Imagem de Santa Comba Dão vista da margem do Rio... Actualmente e no tempo da Ponte antiga»
Fontes:
- C. M. Santa Comba Dão
- Voz do Seven
- Elementos remetidos por mail
Imagens:
- BPI (digitalização)
- Autores desconhecidos
- Imagens remetidas por leitores

0 comments

Enviar um comentário