A Ponte Pênsil, localizada a Montante da Barca da Trofa, foi inaugurada em 1858. A ponte Pênsil, da responsabilidade da Companhia de Viação do Minho, estava suspensa sobre o rio e apoiava os seus extremos em dois enormes Pegões de granito, de altura até ao nível do pavimento da estrada. Estava suspensa por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham os seus extremos nas casas dos portageiros.


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Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934)
Vista da entrada do tabuleiro, com as torres ameadas

Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934). Uma maravilha perdida
Entrada do tabuleiro, ladeada por torres...
A Ponte Pênsil seria demolida em 1934/35, por não reunir as condições de segurança necessárias e por ser demasiado exígua. No entanto deixou a sua presença bem marcada durante mais de meio século, tornando-se, por via da sua elegância e beleza, um verdadeiro “ex-líbris” da região, assim recordada actualmente tanto por trofenses como por Ribeirenses. Em seu lugar iria ser construída a actual ponte de cimento armado, melhor preparada para o intenso tráfego de uma região e um País em desenvolvimento, mas por outro lado, muito inferior à sua antecessora em elegância e beleza.
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