Fonte de Cedofeita. (Cidade do Porto)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Dr. Adriano Fontes, na sua obra - Contribuição para a Higiene do Porto - Página 29 (Porto 1908) afirma e passamos a citar:
«Podemos dizer que a 4 de Julho de 1825 foi praticada vistoria, a requerimento de José Braga e outros as suas propriedades de Cedofeita e situadas na Rua da Torrinha, para ai se edificar um chafariz.... Assim oferecia o citado munícipe o terreno necessário a construção da fonte, mas impondo como condição a cedência por parte da câmara de pena e meia de água diários, (945 litros). Segundo o mesmo autor a fonte teria gravado no seu cume a data de 1826. Em 1893, sofreu esta fonte um pequeno corte no seu tanque, a fim de que as pessoas lá se dirigissem para colher água pudessem estar abrigadas em caso de chuva.»
Pormenor da Fonte da Rua de Cedofeita em 1908
O edifício que envolvia a fonte
Fonte de Cedofeita
Esta fonte era abastecida de água pelo Manancial de Paranhos-Salgueiros, pelo menos até 1892.
Não possuímos elementos precisos que nos digam quando foi desmontada esta fonte. A única peça que restou foi o elemento decorativo que se encontra nos Jardins dos SMAS. Tudo nos indica que era uma fonte singela, simples, mas bonita, com duas bicas de ferro, que presentemente, lançam a água, não para o tanque primitivo, mas para uma espécie de taça arredondada, onde bailam pequenas moitas de erva fininha e muito delicada tal como a fonte.
Nas imagens de cima e na fotografia de baixo vemos o edifício que já foi a "Pension La Fontaine". 
Durante algumas décadas esteve em funcionamento, não se sabendo quando dali foi retirada a fonte, embora provavelmente quando encerrada a pensão e feitas obras para adaptação a loja comercial no piso inferior, sendo o espaço da fonte ocupado com a montra de loja. O prédio acabou posteriormente abandonado e para venda, funcionando no piso térreo loja de representação de produtos para tricot da marca «Brancal».
 
Fonte de Cedofeita, sob o edifício
Em baixo, a «Fonte de Cedofeita» nos dias de hoje guardada nos jardins dos SMAS...
... e o prédio que já foi pensão e antes disso, albergou a escola «Von Hafe Schule»,  no qual ela esteve incorporada, numa imagem bastante recente de autor desconhecido.
Bibliografia:
- SMAS
- BMP 
Imagens:
- Les Temps Perdu
- Arquivos SMAS
- A. Amen
- Bonfim Barreiros
- Autor desconhecido

2 comentários

mim! disse...

É uma pena que não tenham aproveitado mais da fonte. Atualmente, nos Jardins dos SMAS, nem a base da fonte existe... Menos mal que o restante esteja bem cuidado...
Obrigada pelas fotografias! Utilizei uma, com a devida indicação! Caso não concorde, a mesma será retirada.
Judite

24 de maio de 2019 às 08:45
Maria cruz disse...

Gostei bastante de saber mais sobre o passado das fontes na nossa cidade.Lamento que essas fontes tenham sido retiradas e não tenham sido deixadas nos locais onde eram utilizadas.

12 de janeiro de 2022 às 10:08

Enviar um comentário