Praça de Touros de Matosinhos. (Cidade de Matosinhos)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

TOURADAS EM MATOSINHOS
Clique na imagem para a ampliar
Guilherme Felgueiras, na preciosa Monografia de Matosinhos: que escreveu e publicou em 1958, ao debruçar-se na análise do tema, afirma que “a vila de Matosinhos, decididamente, não manifestou, nunca, grande predilecção pela “festa brava”, daí o terem fracassado persistentes tentativas para a dotar com uma praça de touros”.
Obtempera:

“Já em 1888 se organizavam espectáculos taurinos neste laborioso centro de pesca; em 28 de Julho de 1901, por iniciativa do Conde Bettencourt, de Raúl Pinto de Sousa e de Afonso de Faria, era inaugurado novo redondel, este construído não longe da Praia de Banhos “D. Carlos I”, por detrás da Memória do Senhor do Padrão, porém, a sua exploração não chegou a atingir uma década. Mais tarde, nova praça foi erguida no antigo Campo de Sant’Ana, tendo uma duração ainda mais efémera.
Além de outros festivais de toiros, com bons cartéis e que tiveram certa vitalidade e pujança, foram divertidíssimas algumas garraiadas organizadas com objectivos benemerentes ou de interesse público, a que deram a sua cooperação circunspectos cavalheiros e rapazes das melhores famílias do Porto, Foz e Matosinhos”.
Clique na imagem para a ampliar
PRADO DE MATOSINHOS (Já aqui abordado anteriormente)  
Neste terreno, mesmo em frente ao Senhor do Padrão esteve instalada a 1.ª praça de Touros de Matosinhos.
Ermida do Senhor do Padrão
Fontes:
- CMM
- BMP
Imagens:
- BPI, Edição Estrela Vermelha

0 comments

Publicar um comentário