Antiga Estação de Caminho-de-Ferro de Ermesinde. (Ermesinde)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Em 1873 inicia-se em Ermesinde a construção da Linha do Douro, tendo sido inaugurado o troço Ermesinde/Penafiel em 29 de Julho do ano de 1875. Em 1882 a Estação sofria as primeiras modificações e dois anos depois construía-se a cobertura metálica das duas vias e respectivas plataformas.
A antiga Estação de Ermesinde, no tempo em que o eléctrico que vinha do Porto, parava mesmo à sua frente
O largo da Estação visto de dois ângulos. Na fotografia de baixo, o edifício que vemos atrás do eléctrico, alojava o restaurante "Canecão". 
Este local actualmente é uma praça ampla, em consequência da demolição de várias destas casas.
Eléctricos junto da Estação Ferroviária
Eléctrico da linha "9" com destino ao Bolhão
Imagem de grande dimensão, clique para a ampliar
A antiga Estação de Ermesinde (zona de acesso interno) numa imagem obtida já depois da Companhia Aliança ter colocado o alpendre metálico, em 1883.
Imagem de grande dimensão, clique para a ampliar
Enquadrada no programa global de modernização dos itinerários suburbanos do Porto com o objectivo de os dotar de um serviço ferroviário adequado à sua dimensão demográfica e às exigências do seu desenvolvimento económico, a intervenção de remodelação da Estação de Ermesinde, teve início em Julho de 1997 e a sua conclusão em Maio de 2001.
Troleicarro n.º 49 da Linha 9 em Ermesinde, junto à Estação. Cliché de autor desconhecido
Na fotografia de baixo, vemos a antiga Estação de Ermesinde como estava nos inícios dos anos 90 do séc. XX.
Em baixo a estação vista da rua (fachada principal) a fotografia, gentilmente cedida, é (como se calhar alguns já adivinharam) de 1975... um ano depois da "Abrilada", o que explica o seu estado lamentável, literalmente revestida de horríveis cartazes alusivos às facções políticas de então.

Fontes parciais:
- REFER
- Arquivos STCP
- CMV

0 comments

Enviar um comentário