Torre de Vilharigues. (Vouzela)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Torre de Vilharigues localiza-se na povoação de mesmo nome, Freguesia de Paços de Vilharigues, Concelho de Vouzela, Distrito de Viseu, em Portugal. A torre, ou castelo, de Vilharigues foi edificada nos finais do século XIII, estando possivelmente inserida no sistema defensivo das terras de Lafões, estruturado desde o século XI, que incluía várias torres senhoriais e atalaias dispersas pela região.
Erguida em posição dominante sobre um outeiro, na vertente noroeste da serra do Caramulo, é uma das torres medievais remanescentes no concelho. Do seu topo avistava-se Vouzela e grande parte do vale de Lafões.
Os elementos estruturais que a constituem, como a presença de matacães, foram introduzidos na arquitectura militar portuguesa durante o reinado de D. Afonso III, e no reinado seguinte a arquitectura senhorial assimilou-os como signos de prestígio e poder.
Torre de Vilharigues
Cliché da Foto Alvão
De planta quadrangular, erigida sobre um podium , a torre encontra-se em avançado estado de ruína, subsistindo muito pouco da estrutura original.
Reconstituem-se duas das fachadas, uma com janela de mainel e parte de um balcão de sacada assente sobre quatro cachorros, outra com balcão ao qual se acede por porta rectangular.
O interior estaria dividido em três andares, sendo ainda visíveis os suportes murários dos pavimentos.
Imagem enviada por leitor

0 comments

Enviar um comentário